Trump toma posse como 47º presidente dos EUA; veja o que ele disse 473g29

Novo presidente declarou que “prioridade será criar uma nação que seja próspera e livre”. 6r5133

Por Redação Oeste Mais 6m5y3i

20/01/2025 16h31 e236



Donald Trump, 47º presidente dos EUA (Foto: Divulgação)

Donald Trump tomou posse nesta segunda-feira, dia 20, como presidente do Estados Unidos pela segunda vez. A cerimônia foi adaptada devido ao frio extremo em Washington, com temperaturas de até -12°C. t3l9

Trump foi empossado após fazer o juramento do cargo no Capitólio, a sede do Congresso americano. Antes, ele se encontrou com Joe Biden, presidente que se despede do cargo também nesta segunda.

Ainda nesta segunda, o novo presidente á uma primeira leva de ordens executivas que marcarão o início de seu governo.

"A era de ouro dos Estados Unidos começa neste momento. Nossa soberania será restaurada. Nossa prioridade será criar uma nação que seja próspera e livre [...]. Seremos uma nação rica de novo", disse Trump no discurso oficial.

O discurso de Donald Trump

O 47º presidente americano disse também que sua primeira ordem executiva será a declaração de emergência na fronteira entre EUA e México, o que significa a autorização do envio de militares à região.

Também afirmou que vai "retomar o controle" do Canal do Panamá; taxar outros países para garantir o protecionismo em medidas energéticas; que "retomar" a liberdade de expressão no país e acabar com a censura e perseguição que ele afirma haver nos EUA; e que o país voltará a ser uma nação "com dois gêneros: o feminino e o masculino".

Ainda no discurso, disse que os EUA voltarão a ser um país que "expande seu território", quer a bandeira americana em Marte e sabe ter muitos desafios pela frente.

Ele também lembrou do atentado sofrido durante a campanha eleitoral, no ano ado, quando levou um tiro de raspão na orelha. “Fui salvo por Deus para tornar a América ótima novamente", declarou.

No âmbito internacional, disse que pretende ser um "unificador e um pacificador" e mencionou o acordo de cessar-fogo assinado na semana ada entre Israel e Hamas, para o qual ele reivindica ter tido influência. Mas subiu o tom ao falar da intenção de "retomar o controle" do Canal do Panamá.

Trump também disse que vai "restaurar a liberdade de imprensa nos Estados Unidos" e prometeu reintegrar funcionários públicos dispensados por não apresentarem comprovantes de vacinas contra a Covid-19. "Nunca mais o imenso poder do estado será usado como arma para perseguir oponentes políticos. Restauraremos a justiça justa, igualitária e imparcial sob o estado constitucional de direito", disse Trump.

Foto oficial de Trump como 47º presidente dos Estados Unidos (Foto: Divulgação)

Quem foi à posse

Quebrando um protocolo de não convidar governantes do exterior para o evento e sim diplomatas que os representem, o republicano, segundo a imprensa local, enviou uma série de convites diretos a aliados.

Entre eles, os presidentes Javier Milei, da Argentina, Giorgia Meloni, da Itália, e Viktor Orbán, da Hungria, além do brasileiro Jair Bolsonaro, que não foi porque está com o aporte apreendido.

Trump também chamou políticos de partidos ultraconservadores europeus, como Tino Chrupalla, do Alternativa para a Alemanha (AfD), o espanhol Santiago Abascal, do VOX, e o ultraliberal britânico anti-União Europeia Nigel Farage, de acordo com o site de notícias dos EUA Politico.

Já a presidente da Comissão Europeia — o braço executivo da União Europeia —, Ursula von der Leyen, não recebeu convite, assim como o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un. O líder chinês, Xi Jinping, foi convidado por Trump, mas enviou seu vice.

O presidente Lula (PT) não foi convidado para a posse. A embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti, representoi o governo brasileiro.

Com informações do g1 512m2a


COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.