O Vaticano cancelou nesta terça-feira, dia 18, toda a agenda de atividades do Papa Francisco para o fim de semana em razão da hospitalização do pontífice para tratar uma bronquite, que evoluiu para uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias. 5q2013
Em boletim na segunda-feira, dia 17, médicos disseram que o quadro clínico é complexo. O Vaticano divulgou um novo boletim nesta terça em que diz que o papa teve uma "noite pacífica" e comeu bem nesta manhã.
A agenda foi cancelada porque não há previsão de alta, segundo o Vaticano. Na segunda, médicos disseram que a internação, que chegou ao quinto dia nesta terça, ainda deve ser longa.
Ainda segundo o Vaticano, o papa ficou "comovido com as numerosas mensagens de carinho" que recebeu, além de mensagens e desenhos com votos de melhoras de fiéis que também estão internados no hospital. "Ele ora por eles e pede que orem por ele".
"Os resultados dos testes realizados nos últimos dias e hoje demonstraram uma infecção polimicrobiana do trato respiratório que levou a uma nova modificação da terapia. Todos os exames realizados até o momento são indicativos de um quadro clínico complexo que exigirá internação hospitalar adequada", diz a íntegra do boletim.
No início deste mês, Francisco disse a fiéis durante uma audiência semanal que estava com um "forte resfriado", que mais tarde foi descrito pelo Vaticano como bronquite.
O papa já tem um histórico de problemas respiratórios. Ele não tem a parte superior do pulmão direito desde os 21 anos, quando teve uma pneumonia grave e mais três cistos. Por isso, tem a capacidade respiratória reduzida.
Intenção de consumo em SC atinge maior índice para maio desde 2014
Mãe e padrasto são condenados por torturar criança de 4 anos em SC