Astronautas voltam à Terra após 9 meses “presos” no espaço; FOTOS

Missão na Estação Espacial Internacional foi iniciada no dia 5 de junho de 2024 e deveria durar apenas oito dias.

Por Redação Oeste Mais

18/03/2025 21h15 - Atualizado em 19/03/2025 12h13



“Bem-vindo ao lar!”

A frase foi publicada pela Nasa, em seu site oficial, após os astronautas Suni Williams, de 59 anos, e Butch Wilmore, de 62, finalmente retornaram à Terra nesta terça-feira, dia 18, depois de nove meses “presos” no espaço. A chegada da cápsula Dragon Freedom, da SpaceX, pousou nas águas do Golfo do México, na Flórida (EUA), minutos antes das 19 horas, no horário de Brasília, 17h57 local.

Astronauta Butch Wilmore (Foto: NASA/Keegan Barber)

A missão na Estação Espacial Internacional foi iniciada no dia 5 de junho de 2024 e deveria durar apenas oito dias. Na previsão, os astronautas retornariam à Terra no dia 12 de junho, mas problemas técnicos na cápsula Starliner, da Boeing, que originalmente deveria tê-los trazido de volta, adiou o retorno em 286 dias.

Astronauta Suni Williams (Foto: NASA/Keegan Barber)

Durante a longa espera, ambos seguiram trabalhando na ISS. Os membros da tripulação conduziram mais de 150 experimentos científicos e demonstrações tecnológicas exclusivos, com mais de 900 horas de pesquisa, a exemplo de investigações sobre o crescimento e a qualidade das plantas, bem como o potencial da tecnologia de células-tronco para tratar doenças do sangue, distúrbios autoimunes e cânceres.

Eles também testaram sistemas de iluminação para ajudar os astronautas a manter os ritmos circadianos, carregaram o primeiro satélite de madeira para implantação e coletaram amostras do exterior da estação espacial para estudar se os microrganismos podem sobreviver no espaço.

Conforme a Nasa, Williams e Wilmore viajaram 121.347.491 milhas (mais de 195 milhões de km) durante a missão, aram 286 dias no espaço e completaram 4.576 órbitas ao redor da Terra.

Veja momentos do pouso:


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.