Papa Leão XIV celebra primeira missa com cardeais após eleito 3z6k6u

Celebração na Capela Sistina aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 9. 1q4u68

Por Redação Oeste Mais 6m5y3i

09/05/2025 11h03 - Atualizado em 09/05/2025 11h18 2y6c3o



Papa Leão XIV celebrou primeira missa nesta sexta-feira, dia 9 (Foto: Vatican News)

O novo papa Leão XIV, eleito nesta quinta-feira, dia 8, celebrou na manhã desta sexta-feira, dia 9, a primeira missa na Capela Sistina, acompanhado de todos os membros do Colégio Cardinalício, no Vaticano. 2w1q

Nascido em Chicago, Robert Prevost tem 69 anos e se torna o primeiro papa norte-americano da história. É também o primeiro pontífice vindo de um país de maioria protestante.

No início da homilia, Leão XIV fez uma saudação aos cardeais, repetindo em inglês as palavras do Salmo responsorial. “Cantarei um cântico novo ao Senhor, porque ele fez maravilhas”.

"E, de fato, não apenas comigo, mas com todos nós. Meus irmãos cardeais, ao celebrarmos esta manhã, convido-os a refletir sobre as maravilhas que o Senhor fez, as bênçãos que o Senhor continua a derramar sobre todos nós por meio do Ministério de Pedro. O Senhor me chamou para carregar essa cruz e realizar essa missão, e sei que posso contar com cada um de vocês para caminhar comigo, continuamos como Igreja, como uma comunidade de amigos de Jesus, como fiéis para anunciar a Boa Nova, para anunciar o Evangelho", destacou.

Durante a missa, o papa fez homenagens e pediu bênção ao apóstolo São Pedro, considerado o primeiro papa e discípulo de Jesus. Ele celebrou a missa em inglês, italiano e latim.

Na leitura de um episódio bíblico, o pontífice lamentou a “falta de fé” dos cristãos. “Porque a falta de fé, muitas vezes, traz consigo dramas como a perda do sentido da vida, o esquecimento da misericórdia, a violação da dignidade da pessoa, a crise da família e tantas outras feridas das quais a nossa sociedade sofre, e não pouco.”

“Também hoje, não são poucos os contextos em que a fé cristã é considerada algo absurdo destinada a pessoas débeis e pouco inteligentes; contextos em que a ela preferem-se outras seguranças, como a tecnologia, o dinheiro, o sucesso, o poder e o prazer.”

Leia também: Cardeal brasileiro já foi eleito papa, mas recusou; conheça a história

Sucessão

Prevost sucede o papa Francisco, que assumiu em 2013 e morreu em abril. Ele é visto como um reformista, alinhado à linha de abertura implementada por Francisco. De perfil discreto e voz tranquila, Leão XIV costuma evitar os holofotes e entrevistas.

O novo papa foi ordenado padre em 1982 e, dois anos depois, iniciou sua atuação missionária no Peru. Ele recebeu o título de cardeal em 2023 — função que ocupou por menos de dois anos antes de se tornar papa.

O conclave começou na quarta-feira, dia 7. Foram quatro votações até a eleição do novo pontífice, que precisava receber dois terços dos votos.


COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.