Vice-presidente entrega convite da COP 30 ao Papa Leão XIV 5u41

Evento acontece em novembro deste ano, em Belém (PA). 1g4143

Por Redação Oeste Mais 6m5y3i

19/05/2025 11h29 - Atualizado em 19/05/2025 11h31 4g292z



Papa recebeu convite para COP 30, em novembro (Foto: Vatican News/Reprodução)

O vice-presidente da República Geraldo Alckmin, representou, neste domingo, dia 18, o governo brasileiro na missa de início do pontificado do papa Leão XIV, no Vaticano. Após a missa, Alckmin entregou nas mãos de Leão, uma carta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que convida o pontífice para visitar o Brasil e participar da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), que acontece em novembro em Belém, no Pará. 5n4b2n

Na carta, Lula também cumprimenta o papa e expressa o desejo de manter e fortalecer os laços de amizade e cooperação com a Santa Sé, cujas relações com o Brasil completarão 200 anos no ano que vem.

A missa inaugural do papado contou com a presença mais de 100 mil fiéis. Além do vice-presidente brasileiro, estiveram presentes no evento o vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, a presidente do Peru, Dina Boluarte, o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, Marcelo Rebelo de Sousa, de Portugal, e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

“Quero destacar a honra de representar o governo brasileiro no Início do pontificado do Papa Leão XIV, trazer os cumprimentos do presidente Lula ao chefe de Estado do Vaticano e ao líder espiritual da Igreja Católica Apostólica Romana. E trouxe o convite do presidente Lula para o Papa Leão XIV para visitar o Brasil, especialmente, na COP 30 em novembro em Belém”, afirmou o vice-presidente.

Alckmin chegou em Roma no sábado, dia 17, acompanhado da segunda-dama, Lu Alckmin. Ao lado do embaixador do Brasil junto à Santa Sé, Everton Vargas, reuniu-se com os cardeais brasileiros e com o arcebispo Paul Richard Gallagher, secretário para as relações com os Estados e Organizações Internacionais da Santa Sé, na embaixada do Brasil da Santa Sé. Na ocasião, entregou a Gallagher uma camisa do Santos de presente ao Papa Leão XIV.

"Por seu intermédio, entreguei uma camisa do Santos de presente à Sua Santidade. Afinal, o peixe é um símbolo cristão e um símbolo campeão!", diz um trecho da publicação feita pelo vice-presidente nas redes sociais.

Geraldo Alckmin entregou camisa do Santos para arcebispo Paul Richard Gallagher (Foto: Reprodução/Instagram)

COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.