Ansiedade é frescura?! 5rn5n
Não!!! De forma nenhuma. Vou mostrar para vocês que a ansiedade não é um rótulo nem frescura, é uma emoção.
Emoção?!
Sim, vou explicar melhor. Conhece o medo? Aquela sensação de perigo imediato, iminente. Vou facilitar, lembra-se das sensações de quando a sua mãe pegava o chinelo? Quando nos deparamos com um animal raivoso na rua? Quando presenciamos uma situação de violência? Esse é o medo.
“Mas não era sobre ansiedade?!”
Ansiedade é bem parecida com o medo, mas a preocupação é com uma ameaça futura, ou seja, é a sensação que algo de ruim pode acontecer daqui a algum tempo, daqui a alguns minutos, horas, dias ou anos.
Essas duas emoções nos ajudam muito no dia a dia. O medo, por exemplo, pode preservar a sua vida, fazendo com que você fuja imediatamente do perigo. A ansiedade faz com que você se prepare para as situações do futuro, por exemplo, uma entrevista de emprego importante, uma prova da faculdade, pagar as contas no fim do mês.
Doença ou emoção?
Cada um reage diferente às emoções, mas quando a reação atrapalha o seu dia-a-dia, torna-se um Transtorno de Ansiedade. Existem pessoas que, durante esse sentimento de ansiedade, têm suor excessivo, palpitação, aperto no peito, falta de ar, não conseguem nem sair de casa, veja só como isso tudo atrapalha a vida.
Tratamento
Primeiro o é procurar um profissional de saúde, ele vai poder identificar e ver o melhor tratamento para você. Contudo, tenho algumas dicas:
1. Exercício Físico: essa atividade libera uma série de substâncias que agem lá no cérebro e ajudam a acalmar a ansiedade.
2. Psicoterapia: o psicólogo vai te ajudar no autoconhecimento e, com isso, reconhecer como lidar com as emoções.
3. Mantenha sua mente bem: procure por atividades que te façam bem. Meditação e yoga são boas opções para fazer em casa.
Espero ter ado a mensagem que ansiedade não é frescura, é uma emoção e quando prejudica o dia-a-dia, consideramos como uma doença para qual existe tratamento.
Para conhecer um pouco sobre o que é meditação, esse é um vídeo que explica bem e é curtinho: basta clicar aqui!
Muito obrigado pela atenção, uma boa noite para vocês!
Carioca de nascimento, gaúcho do Paraguai e baiano de coração, tem 26 anos, médico formado pela UNIRIO, adora tagarelar sobre ciência e saúde.