Olá pessoal, tudo bem? 4l302b
Hoje vamos voltar a falar sobre plantas medicinais. Essa em especial é um pedido de uma leitora da nossa coluna. Vamos conversar sobre a Zedoaria? Se trata de uma planta pouco conhecida, mas com alto potencial medicinal.
É conhecida popularmente como Zedoaria e gajutsu. O nome científico dessa espécie é Curcuma zedoaria Roscoe, e a parte que nos interessa dessa planta é a sua raiz (rizoma), semelhante ao gengibre, ela possui altas concentrações de óleo essencial em sua raiz. Além de uso medicinal, ela também é muito usada na indústria como corante.
Apesar de ser uma planta rica em propriedades fitoterápica ela é exótica, significa que ela não ocorre naturalmente no nosso país, então muito cuidado ao cultivar essa planta para que ela não seja introduzida em um ambiente que ela não pertence.
Ela pode ser usada interna ou externamente. Internamente os usos listados para essa planta são:
♦ Expectorante;
♦ Demulcente;
♦ Diurético;
♦ Digestivo;
♦ Anti-inflamatório;
♦ Antisséptico.
É utilizada externamente para cicatrizar úlceras e feridas.
Podemos fazer chá do rizoma (raiz) da Zedoaria usando duas colheres do pó da raiz de Zedoaria em um litro de água.
Espero que essas informações sejam úteis e, qualquer dúvida, me procurem!
ATENÇÃO!
Não deve ser consumida durante a gestação e nos primeiros três meses de amamentação!
Lembrando que você sempre deve consultar um médico, e o uso de plantas não substitui o remédio receitado pelo profissional da saúde, elas servem como nossas aliadas.
A diferença entre o veneno e o remédio é a dose, não esqueçam!
Fiquem bem, até a próxima semana e se possível continuem em casa!
Nascida e criada no Oeste catarinense. Bióloga, apaixonada por plantas, e mestranda em Biologia de Fungos, Algas e Plantas pela UFSC. Falará sobre temas ambientais diversos de modo simples e descontraído, com a intenção de fazer o leitor pensar sobre temas importantes ligados ao meio ambiente.