Muitos pais quando levam seus filhos ao dentista dizem: “nossa, meu filho tomou muito antibiótico, agora está cheio de cárie”. Será mesmo que o antibiótico tem esse poder todo? A resposta é não. 69633
O que acontece é que os antibióticos infantis possuem um alto teor de açúcar em sua composição, usados para amenizar o sabor desagradável. O que não quer dizer que o medicamento cause cárie e sim, a falta da escovação depois de ingeri-lo.
Antigamente, usava-se um antibiótico chamado tetraciclina, que tinha o poder de causar manchas nos dentes, pois se unia com a dentina, quando o dente estava ainda em formação. Daí vem a confusão de que antibiótico causa problemas dentários. Porém, depois que se descobriu isso, este antibiótico parou de ser utilizado em gestantes e crianças.
Então, para ficar claro, antibiótico não causa cárie. O que causa a cárie é a escovação precária ou a falta dela depois da istração desta medicação. A piora pode acontecer se aliada a uma alimentação com alto poder cariogênico, além da quantidade de dias e frequência de uso.
A escovação deve ser sempre supervisionada pelos pais para certificar que foi efetiva. E não podemos esquecer de sempre manter as consultas periódicas no odontopediatra!
Cirurgiã-dentista especializada em odontopediatria - CRO 19.616
Quais os problemas do uso da chupeta e bicos artificiais em bebês?