Você já percebeu que mais e mais pessoas estão arrumando a mesa em casa, para tomar o seu café da manhã, almoçar em família ou para fazer um jantar entre amigos? A mesa é um lugar sagrado, onde deveríamos nos sentar, fazer uma oração em agradecimento pelo que temos ou aprendemos naquele dia, indiferente de sua crença religiosa. 2sn6l
E você já deve saber, também, que existem inúmeros motivos para nos reunirmos ao redor da mesa. Seja um casamento ou uma formatura, celebramos com um jantar ou almoço. Aniversários são com um bolo e docinhos. O domingo pede um delicioso churrasco ou uma lasanha. Para comemorar as conquistas, brindamos com um espumante. Para celebrar mais um ano de vida, queremos que as pessoas as quais amamos, estejam por perto.
E assim, as reuniões ao redor da mesa vão se tornando cada vez mais significativas. Com a chegada da pandemia, que tivemos que ar boa parte do tempo em casa, sem fazer grandes comemorações, sem poder ir aos restaurantes, sem entender o que estava acontecendo, mas tendo a conciência de que deveríamos ficar em casa, esse hábito de fazer tudo no conforto do nosso lar, ficou ainda mais visível.
Por tudo isso, é tão importante entendermos, conhecermos e estarmos em contato com esse mundo maravilhoso da mesa posta. Para que você tenha segurança para ir à jantares de negócios, por exemplo. Comemorar sua vida naquele restaurante que você nunca pensou ir. Ou, simplesmente, tomar um chá da tarde em casa.
A etiqueta à mesa tem regras sim, que foram criadas para que as pessoas seguissem um “padrão” no momento de servir-se do almoço, por exemplo, sem aquela correria de quem chegar primeiro leva. Aos poucos, essas regras foram sendo aprimoradas, continuam a existir, mas um pouco mais flexíveis. Por exemplo, a Etiqueta Europeia, que é a etiqueta que eu aprendi e estou ensinando nos meus cursos, exige que seja sempre colocado à mesa toalha branca, cristais transparentes e porcelanas brancas. Nada além disso.
No Brasil, já temos o “Table Decor”, uma expressão usada para explicar as variedades de mesa que são feitas aqui, com sousplats coloridos, guaradanpos com anéis para dar um charme a mais, mistura de peças formando um composè lindo à mesa. Enfim, criatividade, um pouquinho de dedicação no seu dia e muito amor, vão deixar sua mesa muito mais aconchegante.
Também colocamos detalhes como um marcador de lugar, uma mensagem de bom dia, fotografias em porta-retratos, uma dobradura diferente no guardanpo, flores naturais. Tudo vai depender da mensagem que você deseja ar para os seus convidados.
Mas, o mais importante de tudo, no meu ponto de vista, é arrumar a mesa para as pessoas da sua casa. Pensar em ter esse cuidado para quem mora com você. Não deixar aquela louça linda para usar só com as visitas. Não que elas não sejam importantes, mas quem deveria ser prioridade na sua vida, se não as pessoas que estão na sua casa, todos os dias? E aí, você aproveita esse momento para contar histórias, dividir como foi seu dia, dar boas risadas contando sobre algo inusitado que aconteceu.
Além disso, não é porque você tem copos ao invés de taças para servir o suco, que você vai deixar de arrumar a mesa. Não é porque você só tem toalha ao invés de jogo americano, que você vai esperar comprar um conjunto com seis peças para, daí, arrumar a mesa na sua casa. Pegue flores do seu jardim, não precisa ser um arranjo floral enorme.
Faça o teste na sua casa e depois você verá, como foi a experiência de dividir esse momento especial à mesa, com as pessoas que você ama. Se você já pratica a mesa posta na sua casa, me conta como é a experiência. Tenho certeza que vou ter lindas histórias para contar nas minhas redes sociais e aqui no portal Oeste Mais.
P.s: As fotos da mesa posta foram feitas pela Brindisi e servem como inspiração para comemorar a Páscoa, o que você achou da composição? Aproveito o momento para pedir sugestões de assuntos que você gostaria de ler. Porque essa coluna é para você. Nos vemos na semana que vem.
@cristiane_brindisi - Jornalista, consultora e professora de etiqueta, com formação pela Escola Brasileira de Etiqueta de São Paulo.