Uma vez ouvi uma definição sobre a palavra “importar” que dizia que o significado era levar para dentro, para o coração. A partir disso faço uma pergunta ao leitor: quais marcas você tem importado para o seu coração? Hoje temos uma infinidade de produtos e serviços para escolher e consumimos muito mais, em alguns casos, de forma automática. E tenho visto que a fidelidade às marcas diminuiu, as pessoas trocam muito mais facilmente de um produto para outro. E tudo bem, isso não é um crime rsrs. 4s3b5p
Algumas marcas a gente escolhe por estarem por perto, já outras pelo preço e outras por gostar do conteúdo que gera. Dentro de tantas outras variantes possíveis que um potencial cliente tem para escolher, como alcançar ele de forma efetiva?
“Comunicação integrada” é um termo muito usado dentro de agências de publicidade e serve para olhar os caminhos que o marketing fará para conversar com o público-alvo. Empresários, lojistas, autônomos… aqui entra a importância de cuidar de toda jornada do cliente, afinal, as formas de contato com o cliente aumentaram. De que adianta uma propaganda sensacional em um de led, apresentando todos os melhores atributos do produto e convencendo o cliente, se quando este chega na loja o atendimento é regular? Ou, de que adianta ter um serviço diferenciado que pode auxiliar muitas pessoas, que tem demanda alta, se não é anunciado ou se é comunicado de forma errada?
Comunicar simplesmente por comunicar sem um plano, sem o cuidado com as palavras do anúncio, sem observar onde ele ará, não surtirá efeitos. E em alguns casos, trará o efeito contrário do que você deseja. Por isso, de ponta a ponta. O olhar precisa ser 360 graus. Prezar pela qualidade de produção, de entrega, de atendimento, oferecer benefícios percebidos pelos clientes e pensar que no fim das contas, quem define o futuro da sua empresa, são os clientes, afinal são eles que consomem e escolhem.
Então, escute-os. Escute também as tendências de mercado. As respostas sobre as novas demandas ou melhoramentos no que você oferece estão nessas duas chaves acima: cliente e mercado. A satisfação do consumidor está no macro, mas também no micro. Então os detalhes fazem sim a diferença. São eles que muitas vezes farão o seu cliente trocar o produto por outro em um toque de mágica.
Quando se busca a excelência na entrega e em todo o processo, esse diferencial é competitivo e é percebido pelo cliente. Quando se há valor percebido também existe possibilidade de elevação de preço. Por isso, quando algo é feito sem muito cuidado aos detalhes e é entregue ao mercado, muitos consumidores finais não pagam o preço proposto, pois não conseguem notar o valor agregado. Nunca é demais investir em treinamentos, conhecimentos, em processos melhorados, em formas mais rápidas de obter o mesmo resultado, nunca é demais a excelência.
Você conhece alguma marca pela qual as pessoas são apaixonadas? Deseje que sua marca seja importada para o coração do seu cliente também e obtenha ganhos significativos com isso! Observe o que essas “marcas queridinhas” do mercado estão fazendo, tanto no quesito de comunicação, quanto no de entrega e qualidade e modele-as.
Ai está a chave do coração do seu cliente!
Obrigada pela leitura, desejo um ótimo mês de março.
Empreendedora, publicitária e especialista em marketing e comunicação. Há mais de uma década, uma verdadeira entusiasta sobre esses assuntos. Insta @helendjung
Como tomar um café da manhã todo dia com seu potencial cliente?