É muito comum quando o bebê nasce, logo oferecer a chupeta com a ideia de que ela vai acalmá-lo. O que muitos pais não sabem são os problemas que a chupeta pode causar. 2u185u
Primeiro, há um risco de haver uma confusão de bicos e o bebê não querer mais mamar no peito.
Segundo, pode prejudicar a função motora oral, facilitar a síndrome do respirador bucal, alterar o desenvolvimento dos maxilares, causar problemas ortodônticos e problemas na fala.
Tudo isso pelo fato de que estes bicos não estimulam de forma correta a musculatura da boca e podem alterar toda a anatomia da cavidade oral.
É importante ter o conhecimento do que pode acontecer antes de oferecer o bico ao bebê, e, se for optado pelo uso, é importante que até os dois anos de idade o hábito seja interrompido. Desta maneira, alguns dos problemas podem ser diminuídos ou corrigidos até esta faixa etária.
Não é uma regra absoluta de que não pode usar a chupeta, é apenas uma opção dos pais. Mas muitas vezes, esta série de problemas pode ser evitada e muitos pais podem decidir não oferecer a chupeta depois de ter este conhecimento.
Cirurgiã-dentista especializada em odontopediatria - CRO 19.616