Sabe quando você tem a certeza de que algo é verdadeiro? Quando em todas as vezes que você tem contato com esse "algo" ele transmite a mesma mensagem, a mesma veracidade. 1pp1w
Há uma onda de marcas que fazem comunicação sem o cuidado com o que se comunica, sem confirmar a origem das informações, com a tendência clara de levar desinformação ou vender um produto que não é bem a oitava maravilha do mundo.
Você quer dizer que não se deve ter persuasão na comunicação, Helen? Não é isso que quero dizer. A persuasão sadia, com o intuito de convencer alguém a consumir algo por causa de seus atributos e benefícios faz parte do meio comunicativo, o que não faz parte, e a intenção de prejudicar as pessoas com propagandas enganosas.
Em um mundo de fake news, onde muitas "news" buscam apenas entreter sem levar a verdade junto, não são poucas as pessoas que consomem mentira achando estarem cheias da verdade.
Uma verdade se torna autêntica quando tem embasamento em todas as suas pontas. Por isso, tome o cuidado de levar a sua verdade em todas as vezes que for comunicar sobre o seu negócio ou profissão. Hoje em dia a disputa no mercado é pela confiança do cliente, que inclusive está mais atento do que antigamente. Hoje as fontes para confirmar se algo é verdadeiro ou não são diversas e o boca a boca/indicação continua forte como meio de influência.
O Portal Oeste Mais, (no qual você está lendo essa coluna no momento), por exemplo, preza pela qualidade de matérias e pela veracidade dos fatos. Isso é responsabilidade com o leitor e com o meio de comunicação em geral. Por isso, você que consome produtos, serviços, conteúdos... tome cuidado para escolher de forma criteriosa o que você considera verdade. Isso fará muita diferença e evitará dores de cabeça futuras.
Até logo mais!
Empreendedora, publicitária e especialista em marketing e comunicação. Há mais de uma década, uma verdadeira entusiasta sobre esses assuntos. Insta @helendjung
Como tomar um café da manhã todo dia com seu potencial cliente?