O perigo da comunicação fake 6l3n48


Por Helen Jung 4y431h

25/04/2023 17h18 3u3q1l



Sabe quando você tem a certeza de que algo é verdadeiro? Quando em todas as vezes que você tem contato com esse "algo" ele transmite a mesma mensagem, a mesma veracidade. 1pp1w


Há uma onda de marcas que fazem comunicação sem o cuidado com o que se comunica, sem confirmar a origem das informações, com a tendência clara de levar desinformação ou vender um produto que não é bem a oitava maravilha do mundo.


Você quer dizer que não se deve ter persuasão na comunicação, Helen? Não é isso que quero dizer. A persuasão sadia, com o intuito de convencer alguém a consumir algo por causa de seus atributos e benefícios faz parte do meio comunicativo, o que não faz parte, e a intenção de prejudicar as pessoas com propagandas enganosas.


Em um mundo de fake news, onde muitas "news" buscam apenas entreter sem levar a verdade junto, não são poucas as pessoas que consomem mentira achando estarem cheias da verdade.

Foto: Pixabay

Uma verdade se torna autêntica quando tem embasamento em todas as suas pontas. Por isso, tome o cuidado de levar a sua verdade em todas as vezes que for comunicar sobre o seu negócio ou profissão. Hoje em dia a disputa no mercado é pela confiança do cliente, que inclusive está mais atento do que antigamente. Hoje as fontes para confirmar se algo é verdadeiro ou não são diversas e o boca a boca/indicação continua forte como meio de influência.


O Portal Oeste Mais, (no qual você está lendo essa coluna no momento), por exemplo, preza pela qualidade de matérias e pela veracidade dos fatos. Isso é responsabilidade com o leitor e com o meio de comunicação em geral. Por isso, você que consome produtos, serviços, conteúdos... tome cuidado para escolher de forma criteriosa o que você considera verdade. Isso fará muita diferença e evitará dores de cabeça futuras.


Até logo mais!

Helen Jung 4v3p2g

Empreendedora, publicitária e especialista em marketing e comunicação. Há mais de uma década, uma verdadeira entusiasta sobre esses assuntos. Insta @helendjung

  @helendjung


COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.