Sim, a imagem importa muito. A nossa imagem pessoal, a imagem da nossa empresa, da nossa marca. E não é preocupação porque os outros irão falar. É para a gente mesmo. Quando nos arrumamos mais, nos sentimos mais confiantes, mais bonitos, querendo sair de casa e conquistar o mundo, não é mesmo? 233m41
Quando vamos à um casamento, nos arrumamos, colocamos a nossa melhor roupa, as mulheres fazem uma maquiagem linda, os homens aparam a barba. Da mesma forma, no aniversário de 1 ano de nossos filhos, no evento de melhores do ano da cidade. Enfim, cuidar do nosso visual, vai além dos olhos do outro. Faz bem pra gente mesmo.
E quando falamos da imagem da nossa casa. É tão melhor fazer aquela super limpeza, depois tomar um bom banho e sentar no sofá para assistir um filme. Que bom olhar, tudo limpinho, cheirosinho. Quando você recebe uma visita na sua casa, você não se preocupa em deixá-la arrumada, limpinha, faz comidas gostosas, aquela sobremesa diferente?
E quando falamos da imagem da nossa empresa, da nossa loja, de nós mesmos quando prestamos algum serviço, também devemos nos preocupar com nossa imagem. A primeira impressão é a que fica, sim. Por isso, é tão importante cuidarmos de todos os detalhes, todos mesmo.
Pense se você chega em sua empresa e faz a mesma coisa, todos os dias. Que tal se, ao invés de chegar e ir primeiro ligar o computador, você abrir as janelas, ligar uma música ambiente, borrifar um aroma no ar, preparar o ambiente para receber as pessoas que estarão ali com você hoje.
Antes mesmo de sair de casa, ao invés de sair correndo, acordar meia hora antes, tomar um bom café, vestir uma roupa que você gosta, fazer uma maquiagem simples, ar um perfume. Organizar as coisas que você precisa levar com você. Eu sei que você vai dizer, deixo o celular no modo soneca para dormir só mais cinco minutinhos rsrsrs.
Mas precisamos preparar nosso ambiente, nossa imagem, todos os dias. Porque isso importa para o nosso cliente. Quando ele se sente bem onde está, ajuda para que ele queira ficar ali mais tempo, talvez comprar alguma coisa. Essa pode ser a diferença entre essa pessoa ar a ser um cliente amigo, ou apenas mais uma pessoa que entrou em sua loja. Nas empresas, da mesma forma. Por mais que você não atenda clientes ali, eles irão buscar a sua marca de alguma forma. E a maneira como você trabalha, irá refletir no desenvolvimento do seu negócio.
Aproveito o momento para pedir sugestões de assuntos que você gostaria de ler. Porque essa coluna é para você. Obrigada por ler meu texto. Nos vemos na semana que vem.
@cristiane_brindisi - Jornalista, consultora e professora de etiqueta, com formação pela Escola Brasileira de Etiqueta de São Paulo.