Depende! 2x5867
O primeiro ponto a avaliar para qualquer alimento é se quem vai comer tem alguma alergia, intolerância, sensibilidade ou doença que este alimento pode desencadear.
No caso do trigo ele não deve ser consumido por pessoas que têm doença celíaca ou sensibilidade ao glúten.
Como saber se sou uma dessas pessoas?
Avaliar sintomas é o primeiro o: diarreia crônica, perda de peso, anemia por deficiência de ferro, distensão abdominal por inchaço, mal-estar e fadiga, edema e osteoporose são os principais sintomas.
A partir daí o diagnóstico para doença celíaca é feito por exames de sangue e endoscopia com biópsia. Importante mencionar que é uma doença autoimune de grande fator genético envolvido. Quando diagnosticado celíaco, parentes de primeiro grau (pai, mãe, irmãos) devem ser investigados.
Já a sensibilidade ao trigo não é identificada em exames na grande maioria dos casos sendo que os sinais e sintomas clínicos são o determinante para o diagnóstico. Uma boa investigação de consumo alimentar associada a avaliação de sintomas como enxaquecas frequentes que não cessam, dificuldade em perder peso, falta de concentração, compulsão alimentar por carboidratos, sono ruim, constipação ou diarreia é fundamental para identificação.
Para isso é necessário um profissional de saúde atento e cuidadoso.
O tratamento tanto para doença celíaca como para sensibilidade ao trigo é a exclusão deste ingrediente da alimentação. Para celíacos, deve-se excluir outros alimentos que contém glúten, como cevada e centeio, e também ter atenção a alimentos como a aveia, que podem conter contaminação por glúten, por ser manipulada nos mesmos ambientes que o trigo.
Mas atenção!
Estatisticamente, em torno de 1% da população ocidental tem doença celíaca.
Então sair excluindo trigo não é uma atitude tão coerente assim, porque não somos todos 1%, certo?
Então vamos pensar… O que comemos que tem trigo?
Pão, cuca, bolachas, bolo, salgados, pizza, lasanha, macarrão e todos os doces da padaria, certo? Quantas vezes estes alimentos estão nas tuas refeições? Uma? Duas? Cinco? Mais?
Boa parte dos problemas é gerada pelo excesso do consumo destes alimentos e não por uma doença ou sensibilidade. O ponto aqui é o que comemos em substituição aos alimentos com trigo?
Se você deixa de comer bolachas e salgados nos lanches e comer frutas, seu corpo está ganhando em qualidade nutricional, mais fibras e vitaminas para auxiliar o intestino a funcionar.
Que tal experimentar e melhorar a qualidade da alimentação?
Quer melhorar sua relação com a comida? Nutricionista especializada em emagrecimento. Há mais de 12 anos ensinando a perder peso com energia e disposição, sem deixar de comer o que gosta.
O segredo de ser saudável: saiba como adotar práticas simples