Natureza e comunicação 62326h


Por Helen Jung 4y431h

21/10/2023 14h05 28a66



Hoje estava observando o caminho para voltar para casa, ao meio dia, e me deparei com algumas formas geométricas em algumas folhas de uma árvore. Pensei por um momento em como a comunicação - que inclui o marketing, a publicidade, o design, entre outros - é construída a partir da natureza. 5t5447

Algumas combinações de cores são inspiradas justamente no meio natural, como também as formas geométricas mais perfeitas que podemos encontrar. Por isso, e por tantos outros benefícios, para se inspirar é preciso parar. Para construir novas ideias também. As vezes as soluções de marketing estão bem embaixo do nariz, e quando digo isso, pode ser sim uma planta ou algum formato que o vento formou na terra.

Diversas marcas tem suas fontes e traços advindas de traços da natureza. Produzir é preciso, entregar também, o alto nível de exigência que o mercado atual nos apresenta toda manhã antes mesmo do café da manhã é diferenciado de anos atrás. Porém, viver o mundo dos negócios somente no automático não oferece benefícios. A inovação, o pensar fora da caixa, a criatividade vem do ócio também. É nele que muitas boas ideias surgem e soluções para problemas também.

Marketing resolve problemas. Isso é fato. Mas quando há vícios de atitudes empresariais, sem avaliação contínua e possíveis mudanças de rota, só o marketing não resolve.

Na natureza é possível observar sobre organização, hierarquia, planejamento, liderança entre tantas outras infinidades de "aulas".

Se possível, mesmo em tempos chuvosos, tire um tempo essa semana para ver na natureza as semelhanças que existem com os negócios. Isso vai trazer mais leveza para pensar e mais estratégias para aplicar.

Helen Jung 4v3p2g

Empreendedora, publicitária e especialista em marketing e comunicação. Há mais de uma década, uma verdadeira entusiasta sobre esses assuntos. Insta @helendjung

  @helendjung


COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.