A Polícia Militar Ambiental de Herval d´Oeste apreendeu na região oito papagaios que não eram registrados e estavam sendo criados de forma ilegal. O que mais chamou a atenção é que cinco dos animais são da espécie peito-roxo, ameaçada de extinção. 4a4139
As aves estavam em residências, a maioria em Água Doce. A operação era para apurar se estaria acontecendo o comércio dos animais, o que não se caracterizou. Dois dos papagaios-de-peito-roxo eram bastante novos, o que indica que podem ter sido retirados dos ninhos onde eram criados.
“Para se ter uma ideia de como as apreensões foram importantes, existem menos de dois mil exemplares do papagaio-de-peito-roxo soltos no mundo. É uma espécie rara e muito procurada pelos comerciantes de animais”, informou o tenente Cabral, comandante da PM Ambiental na região.
Ainda segundo o comandante, todas as pessoas flagradas com as aves responderão por crime ambiental. No caso dos papagaios-de-peito-roxo, a multa é de R$ 5 mil por animal, além do responsável pelo crime ter que responder a um processo na Justiça.
As aves estão provisoriamente na sede da PM Ambiental em Herval d´Oeste. “Faremos agora um trabalho de encaminhamento destes animais para o Centro de Triagem em Florianópolis, onde eles são reabilitados para serem soltos”, explicou o tenente. Ele ainda disse que é possível ter um papagaio, desde que ele tenha registro de um criatório legalizado. “A pessoa que tem interesse deve procurar um criador legalizado e fazer a compra deste animal registrado. Isso evita todas as multas e processos que podem acontecer, como no caso destas apreensões”, encerrou.
CBF elege novo presidente, o mais jovem da história da entidade