Uma criação irregular de javalis foi interditada durante uma operação nesta terça-feira, dia 11, no interior de Benedito Novo, no Vale do Itajaí. Participaram da ação o Centro Estadual de Apoio Operacional de Combate aos Crimes Contra o Agronegócio (Caoagro), da Polícia Civil, a Polícia Militar Ambiental de Blumenau, Ibama, IMA de Florianópolis e veterinários da Cidasc da regional de Blumenau. 1a513b
Durante inspeção em uma propriedade, as autoridades flagraram a criação de dez javalis, o que é proibido pela legislação por se tratar de fauna exótica invasora e selvagem, capaz de destruir lavouras e causar danos.
Além disso, conforme a polícia, o javali pode transmitir graves doenças aos suínos e aos seres humanos. Para preservar a sanidade catarinense, os profissionais habilitados, com o auxílio dos proprietários, realizaram o abate humanitário dos animais e a adequação do local.
Os dois locais vistoriados possuem histórico de criação de mais de 100 javalis e javaporcos ao longo dos anos. Os proprietários foram notificados por infração às normas sanitárias e, além da aplicação de multas, um procedimento policial por crime ambiental será registrado. A criação de javalis e sua cruza com o porco doméstico é um risco à agricultura e à saúde pública.
Fim de semana começa instável, mas tempo abre a partir de domingo
Oeste fecha primeiro trimestre com menor taxa de desemprego de SC
Mapa divulga marcas e lotes de café torrado impróprios para consumo