Operação apreende mais de 800 kg de carne clandestina em casas e mercados de SC j1s6i

Gado era abatido sem nenhuma condição de higiene ou controle sanitário 605z

Por Redação Oeste Mais 6m5y3i

10/08/2023 17h18 - Atualizado em 10/08/2023 18h05 163x72



Carne clandestina foi apreendida durante operação (Foto: Polícia Civil)

Uma operação realizada pela Polícia Civil, com apoio do Centro Estadual de Combate aos Crimes Contra o Agronegócio (Caoagro) e outros órgãos responsáveis apreendeu nesta quinta-feira, dia 10, cerca de 860 kg de carne clandestina em Itaiópolis, no Planalto Norte de Santa Catarina. 61371x

A ação, denominada de “Abate Oculto”, apura a suspeita de existência de abatedouros clandestinos na região. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em três mercados e residências do município.

Além da carne, um revólver calibre 38, uma pistola calibre 635 e uma espingarda calibre 32 com diversas munições foram apreendidas na operação. Um homem foi preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo de uso permitido.

Abatedouros clandestinos são alvo de investigação no Planalto Norte (Foto: Polícia Civil)

O foco da investigação, segundo a polícia, é por conta de um mercado clandestino de carnes e derivados, principalmente de gado, que abastecia alguns comércios da região, conduta que traz graves riscos à saúde da população.

Estudos realizados por órgãos da saúde pública comprovaram que existem, atualmente, mais de 30 doenças transmissíveis através de carne contaminada.

As investigações revelaram que o gado era abatido clandestinamente em três abatedouros, onde se fazia a carnagem sem nenhuma condição de higiene e controle dos órgãos sanitários. Depois, as carnes eram transportadas para estes mercados que as comercializavam.

A operação prossegue sob o comando da Divisão de Investigações Criminais de Mafra. Os locais das buscas não foram divulgados, bem como, das pessoas e empresas investigadas.

Além da Polícia Civil e do Caoagro, o Instituto Geral de Perícias, a Cidasc e a Vigilância Sanitária de Itaiópolis auxiliaram na operação.






COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.