Uma operação realizada pela Polícia Civil, com apoio do Centro Estadual de Combate aos Crimes Contra o Agronegócio (Caoagro) e outros órgãos responsáveis apreendeu nesta quinta-feira, dia 10, cerca de 860 kg de carne clandestina em Itaiópolis, no Planalto Norte de Santa Catarina. 61371x
A ação, denominada de “Abate Oculto”, apura a suspeita de existência de abatedouros clandestinos na região. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em três mercados e residências do município.
Além da carne, um revólver calibre 38, uma pistola calibre 635 e uma espingarda calibre 32 com diversas munições foram apreendidas na operação. Um homem foi preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo de uso permitido.
O foco da investigação, segundo a polícia, é por conta de um mercado clandestino de carnes e derivados, principalmente de gado, que abastecia alguns comércios da região, conduta que traz graves riscos à saúde da população.
Estudos realizados por órgãos da saúde pública comprovaram que existem, atualmente, mais de 30 doenças transmissíveis através de carne contaminada.
As investigações revelaram que o gado era abatido clandestinamente em três abatedouros, onde se fazia a carnagem sem nenhuma condição de higiene e controle dos órgãos sanitários. Depois, as carnes eram transportadas para estes mercados que as comercializavam.
A operação prossegue sob o comando da Divisão de Investigações Criminais de Mafra. Os locais das buscas não foram divulgados, bem como, das pessoas e empresas investigadas.
Além da Polícia Civil e do Caoagro, o Instituto Geral de Perícias, a Cidasc e a Vigilância Sanitária de Itaiópolis auxiliaram na operação.
ageira de automóvel, jovem de 26 anos morre em acidente no Oeste
Ladrão é preso após “rancho” em estabelecimento comercial em Chapecó
Fim de semana começa instável, mas tempo abre a partir de domingo