Os Bombeiros Voluntários de Treze Tílias, no Oeste catarinense vão representar o estado e o Brasil no Desafio Mundial de Trauma, que ocorrerá de 5 a 9 de novembro nos Açores, arquipélago em Portugal. A equipe garantiu vaga ao conquistar o primeiro lugar no Encontro Latino-Americano de Trauma, realizado em Puerto Montt, no Chile. 435z1n
Segundo Murilo Concatto Thaler, um dos integrantes da equipe, a dupla de Treze Tílias destacou-se entre as melhores da América Latina, provando a competência em simulações de cenários críticos.
Nas provas, a dupla precisava avaliar e manejar corretamente as vítimas, enquanto eram rigorosamente avaliados por jurados, e apresentar o cenário ao time de avaliação dentro de um tempo estipulado. O Desafio Mundial de Trauma inclui duas provas por dupla: a Standard, com uma vítima, e a Complexa, onde são necessárias ações para o salvamento de duas vítimas simultaneamente.
Na primeira participação internacional, no Chile, a dupla conquistou o primeiro lugar em uma das provas e o segundo em outra, o que garantiu a média geral mais alta e o título de campeões latino-americanos.
Maurício Tomaz dos Anjos, outro membro da dupla, ressaltou a importância de participar do campeonato internacional.
"O retorno não será apenas para nós como competidores, mas para toda a comunidade. Voltaremos com uma bagagem de conhecimento que será reada aos outros bombeiros voluntários, aprimorando ainda mais o atendimento no município", destacou.
Apoio da comunidade
Para participar do campeonato, os Bombeiros Voluntários de Treze Tílias precisam de apoio. Os custos de inscrição, agens aéreas e hospedagem são elevados e a guarnição conta com a ajuda da comunidade e de empresas que queiram patrocinar essa missão.
Empresas interessadas podem entrar em contato diretamente pelo Instagram dos bombeiros, enquanto doações da comunidade, independente do valor, podem ser feitas através do Pix 00.911.659/0001-08.
Fim de semana começa instável, mas tempo abre a partir de domingo
Oeste fecha primeiro trimestre com menor taxa de desemprego de SC