Criminosos usam nome da PRF para aplicar golpes de falsas multas de trânsito 1y362f

Órgão divulgou dicas de segurança e site para verificação de possíveis notificações. 1z4b6m

Por Redação Oeste Mais 6m5y3i

04/02/2025 09h50 - Atualizado em 04/02/2025 09h52 5g455t



Nomes e siglas de órgãos públicos, especialmente os que atuam na atividade de fiscalização, são usados de forma recorrente por criminosos para aplicar golpes. A estratégia mais utilizada pelos estelionatários é o envio de emails, SMS ou ligações de números fakes, informando a concessão de prêmios ou até mesmo a existência de infrações supostamente cometidas pela vítima. 3f5h6y

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), responsável pela segurança e fiscalização de rodovias federais brasileiras, identificou a circulação de emails informando a existência de falsas multas e direcionando o usuário para um suposto QR Code.

A PRF esclarece que as notificações de autuações emitidas pelo órgão são enviadas pelos Correios ou incluídas no Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) – disponível no app Carteira Digital de Trânsito. Para verificar se existem débitos para o veículo, clique aqui.

Já os autos com suspeitas de irregularidades ou com informações sem fundamentação legal, são analisados pelos núcleos regionais de multas da PRF, pela Comissão de Defesa da Autuação e pela Junta istrativa de Recurso de Infração (Jari). Uma vez constatado que o auto de infração possui um vício insanável, ele é arquivado por decisão da autoridade de trânsito, devidamente fundamentada e formalizada.

Dicas de segurança 

1. Vá direto à fonte. O site oficial da PRF disponibiliza todas as informações sobre as autuações emitidas pela corporação.

2. Desconfie sempre. Uma simples pesquisa em sites e ferramentas de busca disponíveis na internet ajuda a desmascarar fraudes e fake news;

3. Proteja-se. Mantenha equipamentos, contas e perfis protegidos com senhas longas, com diferentes caracteres. Evite usar dados pessoais; não reutilize senhas; ative a verificação em duas etapas; e os sites digitando a URL no navegador ou usando aplicativos oficiais.

4. Cuidado com contas falsas. Contas falsas costumam usar bots para multiplicar os boatos e golpes. Bot, originado de robot (robô, em inglês), refere-se a um tipo de programa que permite automatizar tarefas e que pode ser usado tanto para fins legítimos como maliciosos.


COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.