Simpósio na capital celebra Dia Estadual da Mulher Policial Militar 374w19

Santa Catarina tem atualmente com aproximadamente 960 mulheres no quadro da PM. 4q4d3d

Por Redação Oeste Mais 6m5y3i

11/02/2025 14h18 1l2u4h



Evento foi realizado em Florianópolis (Foto: 3º sargento RR Paulo Henrique Santana/Divulgação)

A Polícia Militar de Santa Catarina promoveu na tarde de segunda-feira, dia 10, o Simpósio em Comemoração ao Dia Estadual da Mulher Policial Militar. Realizado no auditório do Ministério Público de Santa Catarina, o evento teve como tema "Humanizar, Conectar e Transformar". Participaram policias de todas as regiões do estado. 3x2i2s

Durante a abertura, a coronel Arlene Souza da Silva Villela, comandante do 12º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM) e mulher policial militar mais antiga da ativa, destacou a importância da valorização das profissionais que integram a instituição. O evento também contou com a presença da coronel veterana Maria de Fátima Martins, oficial da primeira turma de mulheres que ingressaram no Curso de Formação de Oficiais.

O simpósio teve palestras sobre temas relevantes para o universo feminino na ordem pública. A psicoterapeuta somática Fabrícia Marilda Machado abordou "O Poder que Transforma", trazendo reflexões sobre inteligência emocional e saúde mental. Em seguida, a médica ginecologista e obstetra Mariane Marinho discutiu "A Saúde que Humaniza", destacando a importância do cuidado integral e acolhedor. Finalizando a programação, a desembargadora Fernanda Sell apresentou a palestra "História que Conecta", abordando a trajetória das mulheres no sistema jurídico e seu impacto na sociedade.

PM de SC tem mais de 900 policiais mulheres no efetivo (Foto: 3º sargento RR Paulo Henrique Santana/Divulgação)

Dia Estadual da Mulher Policial Militar

A data 10 de fevereiro, instituída pela Lei nº 16.546, de dezembro de 2014, remete à criação do primeiro Pelotão da Polícia Militar Feminina em Santa Catarina, em 1983, um marco na inclusão das mulheres na corporação. Atualmente, a PMSC conta com aproximadamente 960 mulheres, entre oficiais e praças, que desempenham funções essenciais na preservação da ordem pública.

O comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, ressaltou o significado da data. "Homenagear essas profissionais é uma forma de dizer obrigada a todas as mulheres que, com farda e coração valente, garantem a segurança de cada cidadão catarinense. Que esse dia seja, sempre, uma lembrança viva do valor inestimável de todas nós na construção de uma sociedade mais justa e segura", finalizou.

O evento também homenageou o coronel veterano Sidney Carlos Pacheco, antigo comandante-geral da PMSC, que teve um papel fundamental na inclusão das mulheres na corporação. Durante sua gestão, em 1983, foi implementada a Lei Estadual nº 6.209, que estabeleceu o primeiro Pelotão de Polícia Militar Feminina no estado, abrindo caminho para a formação das primeiras turmas de sargentos e oficiais femininas.


COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.