Irmãos que eram pagos com cachaça são resgatados de trabalho escravo em SC 393w3s

Vítimas dividiam o espaço com bezerros e ovelhas, numa estrebaria tomada por fezes. 39262o

Por Redação Oeste Mais 6m5y3i

22/02/2025 10h18 - Atualizado em 22/02/2025 10h20 64m6p



Dois trabalhadores que eram pagos em troca de cachaça foram resgatados de uma situação análoga à escravidão em uma propriedade rural de São José do Cerrito, na Serra catarinense. 5p484

A operação foi realizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) na última quinta-feira, dia 20. Na propriedade estavam dois irmãos, vulneráveis em razão do alcoolismo. Um trabalhava há sete anos no local e outro há dois meses, e ambos dividiam o lugar com animais num espaço tomado por fezes.

O barraco em que foram localizados não possuía as mínimas condições de higiene e segurança. No banheiro, completamente inabitável, funciona um chuveiro improvisado. Apenas ripas de madeira furada separam as acomodações dos trabalhadores das estrebarias onde ficam bezerros e ovelhas, e ao lado de um estábulo de porcos.

Patrão dos irmãos foi preso em flagrante pelo crime (Foto: Ministério Público do Trabalho)

O trabalhador com mais tempo de casa fazia serviços gerais e era encarregado de cuidar dos animais, como dos porcos que são "rifados", segundo declararam. O que chegou recentemente na propriedade foi chamado para quebrar pedras e fazer o piso num dos estábulos do barraco.

Visivelmente embriagado, uma das vítimas contou que eles não recebiam dinheiro, mas sim cachaça, em troca do serviço prestado.

O dono da propriedade foi preso em flagrante e apenas será solto quando as diligências finalizarem e as dívidas trabalhistas e rescisões forem quitadas.


COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.