Um cão da raça Shih-Tzu foi encontrado em situação de extrema violência no último fim de semana, no interior de Vargeão. O animal, que apresentava ferimentos graves na região do olho, foi resgatado por uma moradora e encaminhado para atendimento veterinário. 4z5i50
De acordo com a responsável pelo resgate, o cachorro foi localizado na noite de sábado, dia 22, abandonado em frente ao cemitério da Linha Santa Catarina, ainda com uma coleira.
Imagens enviadas ao portal Oeste Mais mostram lesões severas no olho direito, onde um buraco profundo foi possivelmente causado por larvas.
A moradora prestou socorro e levou o animal a uma clínica veterinária em Faxinal dos Guedes. Agora, a prioridade é identificar os responsáveis pelo abandono e maus-tratos para que as medidas legais sejam tomadas.
Segundo a médica veterinária Marines de Castro Arbo, especialista em patologia veterinária na clínica Animal Center, para onde o animal foi levado, o cão segue internado devido à necessidade de cuidados intensivos.
"Ele chegou extremamente desidratado, apático, deitado de lado, com um odor fétido. A região ao redor do olho direito estava tomada por larvas (miíase), apresentando necrose e inflamação que também afetaram o lábio superior", explicou.
Apesar da gravidade do caso, o animal vem mostrando sinais de recuperação. "Hoje ele já se alimenta e está mais atento ao ambiente. No entanto, os exames revelaram uma anemia significativa, que está sendo tratada."
A veterinária também destacou a vulnerabilidade do cachorro. "Já atendemos casos semelhantes, mas nunca de um animal cego, que não consegue buscar alimento ou socorro por conta própria."
Quem tiver informações sobre os tutores do cão pode entrar em contato com a Polícia Militar (190) ou a Polícia Civil (197).
Interessados em adotar o animal podem procurar a Animal Center de Faxinal dos Guedes pelo telefone (49) 98427-2578.
ageira de automóvel, jovem de 26 anos morre em acidente no Oeste
Ladrão é preso após “rancho” em estabelecimento comercial em Chapecó
Fim de semana começa instável, mas tempo abre a partir de domingo