Gaeco deflagra operação e cumpre mandados de busca e apreensão em Ponte Serrada 4b403

Operação “Gol Contra” investiga possível desvio de valores de inscrições em eventos esportivos realizados pelo DME em 2024. 415i29

Por Redação Oeste Mais 6m5y3i

21/03/2025 08h52 - Atualizado em 21/03/2025 11h27 b356u



Operação “Gol Contra” foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (Foto: Divulgação)

Quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela comarca de Ponte Serrada foram cumpridos no município do Oeste catarinense nesta sexta-feira, dia 21, em uma operação deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco). A investigação apura supostas irregularidades na gestão financeira de eventos promovidos pelo Departamento Municipal de Esportes (DME) de Ponte Serrada. 1m561y

Segundo o Ministério Público, a operação tem como finalidade obter provas relacionadas a supostas irregularidades na gestão financeira de eventos promovidos pelo DME em 2024. A atual istração divulgou uma nota destacando que não tem relação com o caso, mas colabora com as investigações, que apontam para a possível ocorrência de desvio de valores provenientes de inscrições em eventos esportivos, incluindo futsal, futebol e truco, além de outros valores relacionados a atividades organizadas pelo departamento no ano ado.

Há indícios de que dois servidores municipais, atuando em conluio, apropriavam-se indevidamente desses valores, uma vez que atletas e familiares eram induzidos a efetuar pagamentos de inscrições e outras taxas em contas bancárias particulares dos próprios servidores. Os montantes arrecadados, no entanto, não eram reados à istração pública, ocasionando prejuízos ao próprio município, segundo as investigações.

“Os fatos investigados referem-se à gestão anterior, e os servidores envolvidos não integram mais o quadro de comissionados do município, tendo retornado às suas funções de origem”, destaca a nota divulgada pela atual gestão (leia a íntegra mais abaixo).

Investigação apura se servidores municipais se apropriaram de valores indevidamente (Foto: Divulgação)

As ordens judiciais foram cumpridas nas residências dos servidores investigados, na sede do DME e na Secretaria de Educação, Esportes Cultura e Lazer de Ponte Serrada.

"Gol Contra"

O Procedimento Investigatório Criminal (PIC) foi instaurado pela 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Xanxerê, com atuação regional na área de moralidade istrativa. A operação deflagrada nesta sexta-feira foi batizada de "Gol Contra", nome escolhido por analogia à dinâmica do futebol, um dos principais esportes envolvidos na investigação.

“Os servidores investigados, ao invés de trabalharem para o desenvolvimento esportivo e o interesse público, teriam desviado recursos destinados à promoção de eventos esportivos, lesando a istração municipal e o próprio Departamento de Esportes. Essa conduta, se comprovada, demonstra um prejuízo à coletividade e ao erário municipal. A operação tem como objetivo identificar a extensão dos desvios e garantir a devida responsabilização dos envolvidos”, informa o Ministério Público.

“A investigação tramita sob sigilo e, assim que houver a publicidade dos autos, novas informações poderão ser divulgadas”, completa o MP.

Nota da istração municipal

A atual istração municipal, que assumiu a gestão em janeiro de 2025, divulgou uma nota destacando que “os fatos investigados referem-se à gestão anterior, e os servidores envolvidos não integram mais o quadro de comissionados do município, tendo retornado às suas funções de origem”.

Leia na íntegra:

O Governo Municipal de Ponte Serrada vem a público esclarecer os fatos relacionados à operação “Gol Contra”, deflagrada na manhã desta sexta-feira (21/03) no Departamento de Esportes do município.

A operação tem como objetivo a obtenção de provas acerca de supostas irregularidades na gestão financeira de eventos esportivos organizados pelo Departamento Municipal de Esportes de Ponte Serrada. As investigações indicam um possível desvio de valores provenientes das inscrições realizadas nos campeonatos municipais, em modalidades como futsal, futebol e truco, além de outros recursos vinculados às atividades promovidas pelo setor.

É importante ressaltar que os fatos investigados referem-se à gestão anterior, e os servidores envolvidos não integram mais o quadro de comissionados do município, tendo retornado às suas funções de origem.

O Governo Municipal reforça seu compromisso com a transparência e informa que está colaborando integralmente com as autoridades competentes. Reafirmamos que a atual istração não tem qualquer envolvimento com as denúncias. Desde o início de nossa gestão, temos trabalhado com transparência e compromisso com a legalidade, e estamos à disposição do Ministério Público e de todos os órgãos competentes para contribuir com a elucidação dos fatos e garantir que a verdade seja apurada.






COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.