Uma operação entre o Centro de Apoio Operacional de Combate aos Crimes Contra o Agronegócio (Caoagro) da Polícia Civil de Santa Catarina e o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) realizou fiscalização em estabelecimentos comerciais de Seara e Xavantina nesta terça e quarta-feira, dias 25 e 26. 5v5k28
A ação foi coordenada pela Promotoria de Justiça da Comarca de Seara e realizada por meio do Programa de Proteção Jurídico-Sanitária dos Consumidores de Produtos de Origem Animal (POA), do Centro de Apoio Operacional do Consumidor do MPSC. Também participaram da operação a Vigilância Sanitária Municipal e Estadual, CIDASC, Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e Polícia Militar.
Foram fiscalizados supermercados, açougues e restaurantes, onde foram constatadas "graves irregularidades sanitárias", segundo a polícia. Produtos impróprios para consumo foram apreendidos e retirados de circulação.
Entre as infrações identificadas estavam carnes vencidas e congeladas irregularmente, ovos armazenados incorretamente e laticínios vencidos, além de ambientes insalubres e produtos sem identificação.
A Vigilância Sanitária registrou autuações e determinou prazos para adequação. Os estabelecimentos que não cumprirem as exigências poderão ser interditados, e os responsáveis, processados criminalmente. Os materiais apreendidos foram destinados ao aterro sanitário para descarte.
Oeste fecha primeiro trimestre com menor taxa de desemprego de SC
Mapa divulga marcas e lotes de café torrado impróprios para consumo