Homem morto por policial durante confronto é velado em Xanxerê 1ni4i

"Rapaz trabalhador", diz uma das inúmeras mensagens de solidariedade postadas por amigos de Lucas Marcon de Oliveira. k2v1z

Por Redação Oeste Mais 6m5y3i

11/04/2025 11h27 17422m



Lucas Marcon de Oliveira tinha 30 anos e morreu no local da ocorrência (Foto: Reprodução/Oeste Mais)

Lucas Marcon de Oliveira, de 30 anos, morto a tiro na tarde desta quinta-feira, dia 10, durante uma ocorrência registrada pela Polícia Militar no bairro Bela Vista, em Xanxerê, está sendo velado no município nesta sexta-feira, dia 11. 2233w

Conforme a funerária responsável, o velório acontece até as 16 horas no Centro Comunitário do bairro São Romeiro. Em seguida, ocorre o sepultamento, no cemitério de Xanxerê.

Lucas foi baleado por um policial porque teria sacado uma arma no momento da abordagem, relatou a PM. Segundo a postagem de uma prima nas redes sociais, ele era casado e não tinha filhos. O homem morreu ainda no local.

Diversas homenagens e mensagens de solidariedade foram publicadas por familiares e amigos de Lucas, que é citado como “trabalhador e muito tranquilo”. Veja algumas abaixo:

“Meus sentimentos a família. Lucas sempre foi tranquilo, quem conhece sabe quem ele foi. Infelizmente uma situação mal interpretada tirou a vida dele”

“Um piá gente boa não tinha boca pra nada”

“Bah, que pena um baita de um rapaz trabalhador, que DEUS de forças pra família”

Confronto

Oeste Mais procurou a Polícia Militar de Xanxerê, que confirmou o confronto e divulgou uma nota por volta das 20 horas desta quinta-feira (leia na íntegra logo abaixo).

Conforme a PM, a guarnição foi acionada por volta das 15 horas após três ligações relatarem que o homem estava com uma arma de fogo. A denúncia dizia que ele ameaçava pessoas na rua e inclusive já havia disparado três tiros.

Conforme a Polícia Militar, Lucas acumulava agens por ocorrências de tráfico de drogas, perturbação do sossego e condução de veículo automotor sem habilitação.

O comando do 30º Batalhão da Polícia Militar esclarece que as circunstâncias do caso serão apuradas por meio de um Inquérito Policial Militar (IPM). “A PMSC reitera seu compromisso com a transparência, a legalidade e a ordem pública, garantindo que todos os processos sejam conduzidos em conformidade com a legislação vigente”, acrescenta a nota.

Leia na íntegra:

  • Nota à Imprensa
  • A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do 30º Batalhão de Polícia Militar (BPM), informa sobre um confronto ocorrido na tarde desta quinta-feira, dia 10, na região do bairro Bela Vista, em Xanxerê. Conforme relatos preliminares:
  • 1.        Por volta das 15h04min, a Central de Operações da Polícia Militar (COPOM) recebeu três ligações informando que um homem estava de posse de uma arma de fogo, ameaçando pessoas em via pública e que, inclusive, já havia efetuado três disparos.
  • 2.        As guarnições se deslocaram ao local e, ao ser abordado, o homem de 30 anos (natural de SC, com registros policiais por tráfico de drogas, perturbação da tranquilidade e condução de veículo automotor sem habilitação), após colocar as mãos na cabeça, teria baixado uma das mãos e sacado uma arma de fogo (garrucha) que portava na cintura, momento em que houve o confronto e o indivíduo veio a óbito.
  • 3.        O Comando do 30º BPM esclarece que as circunstâncias do caso serão apuradas por meio de Inquérito Policial Militar (IPM).
  • A PMSC reitera seu compromisso com a transparência, a legalidade e a ordem pública, garantindo que todos os processos sejam conduzidos em conformidade com a legislação vigente.
  • Atenciosamente,
  • Comando do 30º BPM

COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.