Uma adolescente de 17 anos foi apreendida na manhã desta sexta-feira, dia 2, acusada de comandar um esquema de tráfico de drogas em Faxinal dos Guedes, no Oeste de Santa Catarina. 2b2129
Segundo a Polícia Civil, com o apoio da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Xanxerê, a ação, no Centro do município, foi realizada em cumprimento a uma ordem judicial de internação provisória.
A adolescente foi localizada na própria residência e durante a abordagem, os policiais notaram uma porção significativa de maconha, momento em que realizaram buscas no local.
Conforme a polícia, foram encontrados aproximadamente 386 gramas de maconha, além da quantia de R$ 664 em dinheiro e um celular, que mostrava indícios de utilização na prática do tráfico de drogas.
Investigação
A medida de internação é resultado de uma série de investigações conduzidas pelas Polícias Civil e Militar desde o início deste ano. Durante os trabalhos, foi identificado que a adolescente, apesar da pouca idade, atuava como líder de um grupo criminoso envolvido com o tráfico de drogas e associação para o tráfico na cidade.
Durante as investigações, foram apreendidos aproximadamente 1,3 kg de cocaína em posse da adolescente e outros comparsas. A menor foi encaminhada ao Centro de Internação Feminino (CIF) em Chapecó.
A Polícia Civil reforça que, embora muitos adolescentes acreditem que estão isentos de penalidades legais, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prevê medidas socioeducativas severas, incluindo a apreensão e a internação de menores.