Um falso documento simulando multas e com QR Code para pagamento tem sido deixado nos para-brisas de veículos utilizando o nome do Detran de Santa Catarina e do governo do estado. 4r1646
Um caso em Criciúma chegou ao Detran por meio de funcionários da agência do município do Sul catarinense. Diante do crime, o órgão estadual divulgou na manhã desta sexta-feira, dia 23, dicas para não cair no golpe (veja ao final do texto).
“Há algum tempo o Departamento de Trânsito tem sofrido com os ataques de golpistas, principalmente, por meios eletrônicos. Os tipos de golpes são os mais variados como sites falsos que imitam perfeitamente o site do Detran, mensagens por celular sobre suspensão de CNH, e-mails cobrando multas falsas, emissão de boletos para pagamento por pix, promessas de descontos no IPVA, entre outros”, diz uma nota divulgada pelo Detran.
“Nós criamos maneiras para proteger o cidadão dos golpistas e eles buscam formas mais sofisticadas para aplicar os golpes”, lamenta o presidente estadual do órgão, Ricardo Miranda Aversa.
Segundo ele, além da ação repressiva, árias campanhas para esclarecer a população são realizadas no estado. “É importante que estejam atentos antes de qualquer ação junto ao Detran/SC. Já tivemos diversos problemas com sites falsos, e-mails de CNH suspensa, multas falsas, mensagens por celular, usando o nome do Detran para enganar a população catarinense. E agora, quando tiver algum papel no seu veículo que simule infração, é importante verificar a veracidade e, caso seja falso, fazer um boletim de ocorrência”, orienta.
Além disso, o cidadão sempre pode verificar a veracidade das informações pelo site www.detran.sc.gov.br, pelo Detran Digital ou pela Catarina (48) 3664-1800 (atendente virtual).
Dicas para se protegerem e não cair em golpes:
Fim de semana começa instável, mas tempo abre a partir de domingo
Oeste fecha primeiro trimestre com menor taxa de desemprego de SC