Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi assinado pela Câmara de Vereadores de Irani com a 4ª Promotoria de Justiça da comarca de Concórdia para a redução dos gastos com diárias dos vereadores e servidores em viagens a congressos e seminários de capacitação ou aperfeiçoamento. 1o4t2g
A informação foi divulgada pelo próprio Legislativo em uma nota oficial. Foram limitados os valores a serem gastos com diárias a 5% do valor fixado para despesas com pessoal, além do número de diárias para cursos de aperfeiçoamento e capacitação de vereadores, inclusive com a proibição de que vereadores não reeleitos realizem cursos após o período eleitoral.
Dentre os termos estabelecidos, foi determinada a regulamentação para a concessão das diárias. Agora será necessária a apresentação da programação do evento, com identificação prévia dos palestrantes, carga horária mínima e entrega de certificado, além da publicação de todos os gastos no Portal da Transparência. Além disso, as plataformas digitais de ensino de curso a distância (EAD) e encontros regionais deverão ser priorizados para a capacitação dos vereadores e dos servidores públicos do Poder Legislativo.
Conforme o jornal Diário do Iguaçu, a promotora Mariana Mocelin comentou que ao ser realizada uma pesquisa no Portal de Transparência, verificou-se que a Câmara de Irani estava gastando valores muito superiores às demais cidades com população e economias parecidas. Com o TAC, a expectativa de economia é de quase R$ 40 mil, considerando os gastos dos anos anteriores e as limitações para os anos futuros.
O presidente da Câmara de Vereadores de Irani, Wilson Zamarki, considerou a medida importante para o melhor uso do dinheiro público, embora tenha frisado a necessidade de buscar aperfeiçoamento para desenvolver melhor os trabalhos no Legislativo. “Muitas vezes foram nessas viagens e congressos que buscamos e conseguimos recursos para o município, através de emendas parlamentares”, pontuou.
“Como presidente do Legislativo de Irani, estou de acordo com este TAC, pois assim vamos priorizar os assuntos necessários e economizar os cofres públicos. Essa economia irá somar no desenvolvimento de nosso município, sendo investido em determinadas áreas, como saúde, educação, emprego e renda, beneficiando assim toda população iraniense’’, concluiu.
Intenção de consumo em SC atinge maior índice para maio desde 2014
Mãe e padrasto são condenados por torturar criança de 4 anos em SC