Além de votarem para presidente e governador, os eleitores do município de Canoinhas, no Norte de Santa Catarina, irão às urnas no próximo domingo, dia 30, para eleger o novo prefeito do município. A votação ocorrerá das 8 às 17 horas. 661814
A eleição municipal de forma suplementar ocorrerá em razão da renúncia do prefeito Gilberto os (PSD), no início de abril deste ano, em meio à abertura de um processo de impeachment na Câmara de Vereadores. Pela ordem, assumiria o cargo o vice-prefeito Renato Pike (PL), preso por denúncia de corrupção. Com isso, a Justiça Eleitoral determinou a eleição suplementar.
Além de Renato, Gilberto também foi preso durante a sétima fase da Operação "Et Pater Filium", coordenada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), deflagrada no final de março deste ano. A ação ocorreu após investigações sobre crimes de organização criminosa, peculato, fraudes à licitação, corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo contratos de prestação de serviços nas áreas de educação e infraestrutura.
A eleição
Estão aptos a votar no município de Canoinhas 42.924 eleitores. Haverá 140 seções eleitorais distribuídas por 37 locais de votação. Na urna, a ordem de votação obedecerá a seguinte sequência: governador, presidente e prefeito.
Candidatos
As convenções sobre coligações e escolha das candidaturas ocorreram entre os dias 10 e 15 de agosto deste ano. Quatro chapas tiveram os registros deferidos pela Justiça Eleitoral:
▪ Andrey Watzko (prefeito) e João Grein (vice), pela federação Brasil da Esperança - Fé Brasil;
▪ Juliana Maciel (prefeita) e Marcos Homer (vice), pela coligação Compromisso e Respeito por Canoinhas;
▪ Willian Godoy (prefeito) e Coronel Mário (vice), pela coligação Canoinhas: responsabilidade e trabalho;
▪ Wilson Pereira (prefeito) e Ivan Krauss (vice), pela coligação Reconstrução e Confiança.
Eleições em outros municípios do Brasil
Além de Canoinhas, outros 7 municípios brasileiros escolherão novos prefeitos no domingo: Cachoeirinha (RS), Cerro Grande (RS), Entre Rios do Sul (RS), Pinhalzinho (SP), Joaquim Nabuco (PE), Pesqueira (PE) e Vilhena (RO).
CBF elege novo presidente, o mais jovem da história da entidade