O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) assumiu a Presidência da República até a próxima quinta-feira, dia 26. Durante o período, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumprirá agenda na Argentina. 2f6cn
O primeiro compromisso do presidente em exercício ocorreu na manhã desta segunda-feira, dia 23, em reunião com o vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans, para tratar sobre o adensamento das relações bilaterais no âmbito da parceria estratégica entre Brasil e União Europeia (UE), existente desde 2007.
A UE é o segundo maior parceiro comercial do Brasil – o bloco é o maior importador agrícola mundial e o Brasil é, atualmente, o 12º parceiro comercial da UE e o 2º maior fornecedor de produtos agrícolas para o bloco.
O contexto da visita de Timmermans envolve o reposicionamento brasileiro na pauta ambiental e nos compromissos com o desmatamento. Alckmin e Timmermans discutiram também sobre temas associados ao comércio, à sustentabilidade e ao meio ambiente.
Lula na Argentina
Lula chegou à Argentina neste domingo. Esta é a primeira viagem internacional dele após assumir o terceiro mandato. O petista se reuniu nesta segunda-feira, dia 23, com o presidente argentino, Alberto Fernández. Nesta terça-feira, dia 24, Lula participa da 7ª cúpula da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos).
ageira de automóvel, jovem de 26 anos morre em acidente no Oeste