PT e PL podem integrar bloco em apoio à reeleição de Lira como presidente da Câmara 6u5g2x

Deputados eleitos em outubro tomarão posse no dia 1º de fevereiro e escolherão presidente do Legislativo 5p21y

Por Redação Oeste Mais 6m5y3i

27/01/2023 09h36 1a4g53



513 deputados eleitos em outubro tomarão posse no próximo dia 1º de fevereiro (Foto: Divulgação)

Legendas que apoiam a reeleição do presidente da Câmara, deputado federal Arthur Lira (PP-AL), articulam a formação de um bloco único em favor do parlamentar para comandar o Legislativo. A informação foi divulgada pela jornalista e comentarista da GloboNews, Ana Flor, em coluna publicada no g1. z432

A aliança é tão hegemônica que tem potencial de unir dois partidos que estiveram em lados opostos na eleição presidencial de 2022. PT, do presidente Lula, e PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, devem poiar a reeleição junto com o União Brasil, PP, PSD, MDB e Republicanos.

Leia também: Senadores eleitos em outubro tomam posse em 1º de fevereiro

A ideia é a construção de um acordo para a distribuição dos cargos da Mesa Diretora e das presidências das comissões da Casa. O tamanho das bancadas é levado em conta para a definição das vagas. Regimentalmente, os maiores blocos ou partidos têm preferência na escolha dos cargos e dos comandos das comissões. As decisões também am por negociações entre os partidos.

A negociação por um bloco único encontra oposição dentro do PL, que formou boa parte da bancada com deputados bolsonaristas. O partido elegeu um total de 99 parlamentares. Para vencer a resistência, o discurso dentro da sigla é que o bloco será de apoio a Arthur Lira, e não ao governo Lula, e de que as negociações serão feitas diretamente com o presidente da Casa.

Posse e eleição da Mesa Diretora

Os 513 deputados federais eleitos em outubro do ano ado tomarão posse no próximo dia 1º de fevereiro, em sessão marcada para as 10 horas da manhã, no Plenário Ulysses Guimarães, em Brasília. No mesmo dia, às 16h30, será realizada a sessão destinada à eleição do novo presidente e da Mesa Diretora para o biênio 2023/2024. Veja o roteiro completo do dia:

10h – posse;

13h - fim do prazo para a formação de blocos parlamentares;

14h - reunião de líderes para a escolha dos cargos da Mesa;

15h30 - fim do prazo para o registro das candidaturas e sorteio da ordem dos candidatos na urna eletrônica;

16h30 - início da sessão destinada à eleição da Mesa.

► Confira a lista dos deputados eleitos


COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.