Prefeito e vice cassados em Xavantina são candidatos únicos em eleição suplementar 64364q

Políticos tiveram os mandatos cassados, mas sem perda dos direitos políticos, e partidos de oposição decidiram não lançar candidatura 5o3b27

Por Jhonatan Coppini 21u1q

03/04/2023 10h22 2p4j23



Ari Parisoto e Ariel Malacarne são candidatos a prefeito e vice em eleição suplementar de Xavantina (Foto: Divulgação)

Cassados em 2022 por compra de votos nas eleições de 2020, prefeito e vice de Xavantina são candidatos únicos na eleição suplementar do próximo dia 7 de maio. 5b2q4l

O pleito foi marcado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) após a manutenção da decisão de primeiro grau que cassou os diplomas de Ari Parisoto e Ariel Malacarne, prefeito e vice do município do Oeste de Santa Catarina.

Eles serão candidatos porque embora com os mandatos cassados, não tiveram os direitos políticos suspensos. Ari e Ariel lançaram as candidaturas após convenção partidária realizada na última quarta-feira, dia 29. A coligação “Juntos por Xavantina” é formada por PT, PC do B, PV e PL.

Xavantina tem cerca de 4 mil moradores (Foto: Divulgação/Prefeitura de Xavantina)

A candidatura única ainda aguarda julgamento por parte do TRE-SC e ocorre após os partidos de oposição decidirem não lançar nomes para a disputa. Em nota, o grupo formado por PSD, PSDB, MDB e PP disse que a decisão de não lançar candidato foi tomada porque o tempo disponível para discussão de ideias ao município está bastante .

Leia a nota na íntegra:

Nota aos eleitores de Xavantina

Os partidos PSDB e PSD, PP, MDB de Xavantina em reunião das executivas, definiram por não participar com candidaturas no pleito extraordinário do dia 07 de Maio de 2023.

As razoes da decisão tomada, se devem os presentes entender não ser momento oportuno de levar nossos candidates a busca pelo voto das famílias Xavantinenses, visto, o tempo disponibilizado para discussão de ideias para o município estar bastante .

O pensamento dos partidos, e de que Xavantina merece propostas planejadas com diversos setores da comunidade, para desencadear as reais necessidade do Município como um todo. Nos resta enfatizar que a caminhada continua, para podermos defender os interesses de Xavantina, com propostas e ouvir nosso povo, para sabermos quais aspirações têm prioridade para o coletivo.

Os fatos negatives ocorridos nas ultimas eleições no Município são repetitivos e reprováveis, não representando a conduta responsável dos eleitores Xavantinenses, que requerem conduta justa e correta na forma de fazer politica, objetivo que será
buscado pelos partidos e seus filiados.

Por fim, estaremos sempre ao lado das pessoas Xavantinenses, defendendo seus ideais políticos e democráticos e sobretudo as necessidades de cada munícipe com nossa disposição para qualquer esclarecimento.

Xavantina, SC 30 de margo de 2023.

Odenir Spagnol

Presidente PSD Xavantina

Jaime Cezar Masiero

Presidente PSDB Xavantina

Paulo Gibikoski e Itamar Trevisan

Presidente MDB Xavantina e Vice-Presidente PP

Propaganda gratuita e motivos da eleição

Eleitos em 2020, os então candidatos a prefeito e vice, Ari Parisoto e Ariel Malacarne, tiveram os diplomas cassados pela prática de captação ilícita de sufrágio [compra de votos]. Ambos foram condenados em primeiro e segundo graus pela Justiça Eleitoral. O caso foi julgado pelo Pleno do TRE-SC no dia 24 de novembro do ano ado.

O horário eleitoral gratuito será veiculado no rádio, em dois programas diários de 10 minutos cada, de segunda-feira a sábado, no período de 8 de abril a 4 de maio.  A veiculação dos programas terá início às 7 horas e ao meio-dia.


COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.