As candidaturas de Ari Parisotto (PL) e Ariel Malacarne (PT) para os cargos de prefeito e vice-prefeito de Xavantina, no Oeste catarinense, foram indeferidas pela Justiça Eleitoral da comarca de Seara após um pedido do Ministério Público. 5y373c
A decisão do juiz Douglas Cristian Fontana foi proferida nesta quarta-feira, dia 12. Ari e Ariel tinham sido eleitos nas eleições municipais de 2020 e foram cassados no ano ado por compra de votos, mas não perderam os direitos políticos porque a Justiça considerou não ter havido comprovação do crime de abuso do poder econômico.
No entanto, o Ministério Público destacou necessária a proteção da probidade istrativa e moralidade para os cargos de prefeito e vice-prefeito, considerando a vida pregressa dos postulantes, e representou pelo indeferimento das candidaturas.
À frente da coligação “Juntos por Xavantina”, formada por PT, PCdoB, PV e PL, os nomes de Ari e Ariel foram inclusive os únicos apresentados para a eleição suplementar. A oposição chegou a divulgar nota dizendo que não apresentaria nomes devido ao curto tempo para discutir propostas efetivas ao município.
Ari e Ariel ainda podem recorrer no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SC) ou a coligação apresentar outros candidatos para as eleições. “As eleições que se avizinham foram determinadas justamente diante do reconhecimento da compra de votos pelos pretensos candidatos", reforçou a promotora Renata de Oliveira ao pedir o indeferimento.
ageira de automóvel, jovem de 26 anos morre em acidente no Oeste