O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou nesta quinta-feira, dia 1º, que indicará o advogado Cristiano Zanin para ocupar o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) no lugar de Ricardo Lewandowski, aposentado em abril deste ano. o3cy
Zanin foi o advogado responsável pela defesa de Lula durante a Operação Lava Jato, quando ganhou notoriedade nacional e internacional. A atuação dele resultou na anulação das condenações de Lula pelo STF.
“Acho que todo mundo esperava que eu fosse indicar o Zanin. Não só pelo papel na minha defesa, mas simplesmente porque acho que o Zanin se transformará em um grande ministro da Suprema Corte do país”, disse Lula em entrevista coletiva. “Conheço as qualidades como advogado, como chefe de família e conheço a formação do Zanin”, acrescentou o presidente.
Com a indicação, o advogado ará por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado para ser ou não aprovado. Para conquistar a vaga no STF, Cristiano Zanin precisa dos votos de 41 dos 81 senadores da República.
“Ele será um excepcional ministro se aprovado pelo Senado e eu acredito que será”, afirmou ainda o presidente. “Acho que o Brasil vai se orgulhar em ter o Zanin como ministro da Suprema Corte”, acrescentou o presidente.
Perfil
Cristiano Zanin Martins se formou em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 1999. O advogado é especialista em litígios estratégicos e decisivos, empresariais ou criminais, nacionais e transnacionais. Na carreira, também foi professor de direito civil e direito processual civil na Faculdade Autônoma de Direito (Fadisp).
ageira de automóvel, jovem de 26 anos morre em acidente no Oeste
Ladrão é preso após “rancho” em estabelecimento comercial em Chapecó
Fim de semana começa instável, mas tempo abre a partir de domingo