A Câmara de Vereadores de Ponte Serrada entregou na sessão desta segunda-feira, dia 28, uma moção de aplausos ao projeto "Sala Multissensorial (Terapia Snoezelen)", que será implementado na Associação de Pais e Professores do Centro de Educação Infantil Cantinho do Saber. 4k462t
A instituição que fica na rua Silvana Maria Weiss Romani, no distrito de Baía Alta, vai abrigar o projeto que tem o objetivo de proporcionar às crianças com diferentes patologias um ambiente adequado para o desenvolvimento, intervenção e estimulação de suas potencialidades, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e bem-estar.
A implantação será por meio de uma verba destinada pelo deputado estadual Mario Motta (PSD), no valor de R$ 129.365, encaminhados à Associação dos Profissionais do Bem de Santa Catarina (Assprobem), proponente do recurso.
“Reconhecemos, também, a fundamental colaboração de José Paliano, que foi de extrema importância na busca pela emenda e no apoio voluntário ao projeto, como terapeuta e palestrante, contribuindo ativamente para a sua concretização”, destaca a moção, assinada e aprovada pelos nove vereadores.
Os recursos serão utilizados para equipar a sala multissensorial, capacitar profissionais, coordenar as atividades e garantir o e necessário para a execução do projeto.
Terapia Snoezelen
A abordagem terapêutica utiliza estímulos sensoriais para promover relaxamento, estimulação e bem-estar em pessoas com diferentes necessidades. Originada na Holanda nas décadas de 1970 e 1980, a terapia Snoezelen tem sido amplamente utilizada em pacientes com autismo, deficiência intelectual, demência e lesões cerebrais. O nome é derivado de duas palavras holandesas: “snuffelen”, que significa “explorar”, e “doezelen”, que significa “relaxar”.
A sala onde serão montados os equipamentos em Ponte Serrada tem 25 metros quadrados, com recursos como iluminação suave e ajustável, projeções de imagens coloridas, música relaxante, aromaterapia e texturas variadas, como tecidos macios, água, espumas e brinquedos táteis. Os estímulos sensoriais são selecionados e ajustados de acordo com as necessidades individuais de cada pessoa.
“A Câmara de Vereadores de Ponte Serrada reconhece e agradece a iniciativa do deputado Mario Motta, o esforço de José Paliano e o trabalho da Assprobem na promoção de ações voltadas ao desenvolvimento da nossa comunidade, em especial às nossas crianças”, completa a moção, que foi entregue ao assessor do deputado Mario Motta, Andrei Junior Zamoner.
Fim de semana começa instável, mas tempo abre a partir de domingo
Oeste fecha primeiro trimestre com menor taxa de desemprego de SC