Os ex-presidentes da Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó (Efapi) foram homenageados pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina nesta quarta-feira, dia 27, durante a sessão itinerante realizada pelo Legislativo estadual no maior município do Oeste. A plenária da Alesc está instalada por dois dias em Chapecó, no Complexo Tabajara. 416dm
O proponente da homenagem foi o suplente de deputado José Cláudio Caramori, quando assumiu como titular no ano ado. “Essa solenidade era para acontecer durante a Efapi 2023, mas foi cancelada devido ao clima chuvoso. Quero agradecer à presidência da Alesc por nos ceder o espaço para prestarmos a homenagem àqueles que transformaram a Efapi num evento grandioso”, disse o parlamenta.
“Além dos presidentes, essa homenagem também se estende a outros milhares que deram sua colaboração. Quero destacar que Chapecó conta atualmente com uma boa infraestrutura de parques, pavilhões, hotéis, saúde e serviços, que permitem sediar grandes eventos. A Efapi também deu origem a outras feiras, como a Mercoagro, que atualmente é a maior da América e a segunda do Mundo no setor de processamento de carne”, disse Caramori.
A Efapi foi criada em 1967, em comemoração aos 50 anos de Chapecó, sendo denominada inicialmente como Exposição Feira Agropecuária. Em 2023 foi realizada a 21ª edição e a próxima será no ano que vem. Dos 21 homenageados, 7 já faleceram e foram representados por familiares.
“É uma honra e uma alegria poder receber essa homenagem em nome do meu pai. Ele e os pioneiros da Efapi pensaram na feira como uma vitrine para mostrar o que Chapecó produzia. E deu muito certo. Agradeço aos proponentes da homenagem, pois é importante fazer esse resgate”, disse Ricardo Lunardi, filho do primeiro presidente da feira, realizada em 1967, Valmor Ernesto Lunardi, que dá nome ao Parque de Exposições, no bairro Efapi.
Relação de presidentes da Efapi
Alesc Itinerante
Chapecó encerra o roteiro do projeto Alesc Itinerante, que percorreu os municípios de Blumenau, ville, Criciúma e Lages. A iniciativa transfere temporariamente a sede da Assembleia Legislativa para as diferentes regiões do estado.
Durante os dois dias de atividades, os parlamentares catarinenses realizaram reuniões de comissões e sessões ordinárias para a deliberação de projetos, com o debate de propostas de interesse da região Oeste.
ageira de automóvel, jovem de 26 anos morre em acidente no Oeste