A Câmara de Vereadores de Chapecó aprovou, na sessão ordinária desta quarta-feira, dia 12, o Projeto de Lei Ordinária nº 15/2025, de autoria do vereador Fernando Cordeiro (PL), que impede a nomeação, posse ou contratação de pessoas condenadas por crimes sexuais contra crianças e adolescentes para cargos e empregos públicos. O projeto segue agora para sanção do Executivo. 3r6r6g
De acordo com o texto aprovado, pessoas condenadas por decisão judicial transitada em julgado ficam impedidas de assumir funções públicas que envolvam contato direto ou atendimento a crianças e adolescentes. O prazo de impedimento se estende desde a condenação até 12 anos após o cumprimento da pena.
A medida abrange cargos em que os servidores atuam diretamente com crianças e adolescentes, como nas áreas de educação, saúde, assistência social e acolhimento institucional. Para garantir a execução da norma, a istração pública municipal deverá exigir certidão de antecedentes criminais no momento da issão e atualizá-la anualmente, garantindo o sigilo das informações.
Com a aprovação no Legislativo, o projeto aguarda agora a sanção do prefeito municipal para entrar em vigor.
Oeste fecha primeiro trimestre com menor taxa de desemprego de SC
Mapa divulga marcas e lotes de café torrado impróprios para consumo