Subiu para 11 o número de pessoas mortas por Gripe A em Santa Catarina em 2013. A última morte foi confirmada na madrugada desta quarta-feira, dia 24. Trata-se de um morador de Chapecó. Até julho deste ano, Santa Catarina registrou 188 casos de gripe A. 1z4w58
No mesmo período do ano ado, foram 919 casos e 72 mortes. Mas devido ao frio intenso, existe um alerta da Vigilância Epidemiológica no estado, já que as temperaturas baixas e a aglomeração em lugares fechados facilitam o aparecimento de doenças respiratórias. A preocupação é principalmente com a gripe A.
"Anualmente, a sazonalidade pode ocorrer em períodos diferentes. No ano ado, foi um pouco mais cedo porque o frio chegou mais cedo. Esse ano, o frio chegando um pouquinho mais tarde, os casos podem aumentar a partir de agora", afirma Fábio Gaudenzi, diretor da Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina.
Cuidados
Além de vários outros cuidados que podem ajudar a preservar a saúde. "É preciso ventilar adequadamente esses ambientes. Outra coisa que pode ser feita é, quando uma pessoa está gripada, fazer o que a gente chama de protocolo da tosse, que é, entre outras coisas, por exemplo, cobrir o rosto na hora de tossir, utilizar um lenço, lavar as mãos com bastante frequência ou com sabonete ou utilizando o álcool gel. Isso diminui a propagação do vírus da gripe", conclui.
Intenção de consumo em SC atinge maior índice para maio desde 2014
Mãe e padrasto são condenados por torturar criança de 4 anos em SC