Conselho aprova Plano Municipal de Saúde após reunião em Ponte Serrada 3nm67

Secretaria de Saúde do município pretende agora promover reuniões mensais com os conselheiros 44220

Por Redação Oeste Mais 6m5y3i

23/04/2014 19h12 52d22



A primeira reunião após a criação do Conselho Municipal de Saúde de Ponte Serrada foi realizada nesta quarta-feira, dia 23. Promovido na Câmara de Vereadores, o encontro serviu para a apresentação e aprovação do Plano Municipal de Saúde (PMS), que agora está pronto para ser encaminhado ao Ministério da Saúde. 2s203u


O PMS foi desenvolvido ao longo de vários meses no município, com a participação de profissionais de diversas áreas. O plano compreende ações para os próximos quatro anos, mas poderá sofrer alterações a qualquer momento, conforme as necessidades e avaliações feitas pelos próprios conselheiros nas reuniões periódicas.


A intenção da Secretaria de Saúde é reunir o grupo uma vez por mês. Composto por 25% de pessoas ligadas ao governo, 25% de prestadores de serviço e 50% de usuários – representando a própria população – o conselho é visto pela assessora de saúde, Marli Agostini, como um importante órgão de auxílio à gestão. “O conselho é corresponsável pelo gerenciamento da saúde”, avalia.


A reunião que aprovou o PMS nesta quarta foi acompanhada várias pessoas, incluindo representantes dos Sindicatos dos Produtores e Trabalhadores Rurais, CDL, Secretaria de Educação, grupo de idosos, Pastoral da Saúde, associações de pais e professores (APPs), Apae, laboratórios da cidade e vereadores.


O secretário de Saúde, Nedio Morandini, disse que agora o principal desafio é colocar em prática o que foi planejado. Ele lembrou algumas ações já iniciadas, como a reestruturação dos postos de saúde, que ganharam novos móveis e equipamentos recentemente. Em 2013, por exemplo, a istração municipal aplicou 22% de toda a receita na área de saúde.


O Plano Municipal de Saúde tem como um dos focos principais a atenção básica. A restruturação de toda a equipe do Programa Saúde da Família também está entre as metas. Nedio disse ainda que o PMS prevê números de consultas e exames especializados, além da distribuição de medicamentos, entre outras ações.


COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.