Santa Catarina vai receber 34 mil testes rápidos de coronavírus e 17 respiradores 6c1v4u

Informação foi divulgada pelo ministro Nelson Teich nas redes sociais, neste sábado 26em

Por Redação Oeste Mais 6m5y3i

26/04/2020 10h49 5110k



Um novo lote com 34,5 mil testes rápidos para diagnóstico do novo coronavírus deve chegar a Santa Catarina até a próxima quarta-feira, dia 29, conforme calendário de distribuição do Ministério da Saúde. 15684n


Não são necessários mais do que 20 minutos para ter um diagnóstico após a retirada de uma única gota de sangue do paciente. No entanto, a recomendação do Ministério da Saúde é realizar uma contraprova depois de sete dias da primeira testagem, caso o resultado seja negativo, já que o resultado é considerado mais eficiente depois de sete dias de contaminação.


A nova remessa é considerada pelo ministro da Saúde como "fundamental para respostas mais assertivas ao Covid-19". Em Santa Catarina, será a quarta entrega de testes rápidos desde o início da pandemia no Brasil. O primeiro lote estava previsto para última semana de março, quando os estoques foram esvaziados no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-SC), no entanto, chegou uma semana depois, quando o Estado recebeu 16 mil exames.


Respiradores


Devem chegar a Santa Catarina na próxima semana os 17 ventiladores mecânicos cedidos pelo Ministério da Saúde ao Estado para tratamento de pacientes graves do novo coronavírus.


Responsável pela pasta, o ministro de Saúde Nelson Teich divulgou que o governo federal distribuirá 272 respiradores produzidos pela indústria nacional aos estados brasileiros. Segundo ele, parte dos equipamentos já foi enviada a nove estados para o atendimento de pacientes graves com o novo coronavírus e outra remessa dos aparelhos será entregue na próxima semana, o que inclui Santa Catarina. 


Utilizados como único recurso para manter vivos os pacientes graves com Covid-19 que precisam de ajuda para respirar, os ventiladores mecânicos devem ser instalados em leitos da rede pública de saúde. O governo de SC, no entanto, ainda não informou para quais estabelecimentos serão endereçados os equipamentos. 

Com informações do NSC Total 333i5i


COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.