Após um ano e meio, SC não registra morte diária por Covid-19 3r2vs

Dados são de levantamento da Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde 2n4q4u

Por Redação Oeste Mais 6m5y3i

10/11/2021 09h45 591g5j



Desde o dia 13 de maio de 2020, há quase um ano e meio, Santa Catarina vinha registrando ao menos uma morte diária em decorrência da Covid-19. Mas o arrefecimento da pandemia dá sinais claros, com o estando não contabilizando óbito no boletim divulgado nesta terça-feira, dia 9. 271s

A informação foi levantada pela Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde. O dado histórico está diretamente ligado ao avanço da vacinação em Santa Catarina, que tem mais de 63% da população imunizada com as duas doses ou dose única da vacina.

"Essa informação deve ser vista com cautela, pois pode haver um atraso na digitação por parte dos municípios ou óbitos ocorridos nas últimas 24 horas e que ainda não foram registrados no sistema oficial”, alerta o superintendente da Vigilância em Saúde, Eduardo Macário. “Mesmo assim, trata-se de um dado positivo, que aponta que estamos no caminho certo rumo ao controle da pandemia", completa.

O levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde registra os dados computados pelas secretarias municipais no sistema oficial do Ministério da Saúde, a partir dos atendimentos realizados pelos serviços de saúde.

Em relação à média móvel de mortes por Covid-19, de acordo com a Vigilância, observa-se também que houve uma redução de 56% na média móvel dos últimos sete dias. De 2 a 8 de novembro, foram registrados 37 óbitos por covid-19 em Santa Catarina, representando uma média móvel de 5,3 óbitos por dia. Já no período anterior, de 26 de outubro a 1º de novembro, foram registrados 84 óbitos, com uma média móvel de 12 óbitos por dia.

Em todo o estado, de acordo com o boletim divulgado nesta terça-feira, foram registrados nas últimas 24 horas 792 novos casos, totalizando 1.221.916. Santa Catarina tá teve 19.736 vidas perdidas pela Covid-19 desde o início da pandemia. São 1.197.237 pacientes recuperados.


COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.