O prefeito em exercício de Xanxerê, Adenilso Biasus, assinou na tarde desta quinta-feira, dia 10, um decreto que torna facultativo o uso de máscaras em todo o território do município, em local aberto ou fechado, ficando sob responsabilidade de cada cidadão ou do responsável legal dispor sobre a utilização ou não da máscara. 731ut
Biasus salienta que os números de casos ativos e internações caíram de forma considerável no município desde o início de 2022. Além disso, o avanço da vacinação contra a Covid-19, com mais de 40 mil pessoas vacinadas com a primeira dose e mais de 37 mil com a segunda dose ou dose única foi outro fator considerado para tornar facultativo o uso de máscaras em Xanxerê.
“Por isso, entendemos que é o momento de tirar o uso obrigatório de máscaras, até porque as pessoas hoje já sabem conviver com a pandemia e demonstrar que em momento algum tomamos medidas para meramente restringir. Então, como temos números favoráveis, foi possível tomarmos a decisão pelo uso facultativo em locais abertos e fechados, devolvendo a liberdade plena às pessoas”, disse o prefeito em exercício.
O decreto não se aplica aos serviços públicos e privados de saúde, pelos trabalhadores de saúde, inclusive estagiários, pacientes, acompanhantes ou visitantes, e, ainda, à pessoa que se encontre infectada ou com suspeita de estar contaminada, seja contato próximo de pessoa infectada com o novo coronavírus durante o período de transmissão, ou que apresente sintomas gripais.