Doses da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19 estão sendo liberadas a partir desta semana para a rede privada de clínicas do país, segundo a Associação Brasileira de Clínicas de Vacinas (ABCVAC). o5t2e
A medida ocorre após o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin), que impossibilitava a oferta do imunizante para a rede privada. O custo por dose deverá ser de R$ 300 a R$ 350, dependendo da clínica particular.
Geraldo Barbosa, presidente da ABCVAC, explica que o imunizante tem a mesma tecnologia da vacina dada na rede pública (a da Fiocruz), mas que a versão da rede privada é importada diretamente da fabricante britânica.
A ABCVAC informou que nenhuma outra fabricante sinalizou disponibilidade para o setor privado. Em nota ao g1, a AstraZeneca disse que a disponibilização da vacina ao público final está a cargo de cada instituição.
Quem pode tomar a vacina particular
● Pessoas que ainda não iniciaram o processo de vacina contra a Covid-19 e devem optar pela clínica de confiança;
● Aqueles que preferem tomar os reforços (como a terceira dose) em uma clínica particular, desde que mantenham os 4 meses de intervalo entre as doses;
● Indivíduos que não estão elegíveis para receber a quarta dose no SUS, por causa das orientações do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Neste caso, devem aguardar orientação médica para reforço.