CFM proíbe prescrição médica de anabolizante para fins estéticos 47c2g

Categoria está preocupada com alta nas complicações pelo uso indevido de hormônios 4t4u6v

Por Redação Oeste Mais 6m5y3i

11/04/2023 11h13 4o433



O Conselho Federal de Medicina (CFM) proibiu a prescrição médica de terapias hormonais com esteroides androgênicos e anabolizantes com finalidade estética, para ganho de massa muscular ou melhora do desempenho esportivo. 3ok5i

Segundo a CFM, a decisão foi tomada em razão da inexistência de comprovação científica suficiente que sustente o benefício e a segurança do paciente.

A medida destaca a inexistência de estudo clínicos randomizados de boa qualidade metodológica que demonstrem a magnitude dos riscos associados à terapia hormonal androgênica em níveis acima dos fisiológicos, tanto em homens quanto em mulheres, além da ausência de comprovação científica de condição clínico-patológica na mulher decorrente de baixos níveis de testosterona ou androgênios. 

Riscos 

Por meio de nota, o conselho alerta para os riscos potenciais do uso de doses inadequadas de hormônios e a possibilidade de efeitos colaterais danosos, ainda que com o uso de doses terapêuticas, especialmente em casos de deficiência hormonal não diagnosticada apropriadamente.  

Efeitos adversos possíveis

• Problemas cardiovasculares, incluindo hipertrofia cardíaca, hipertensão arterial sistêmica e infarto;

• Aterosclerose;

• Estado de hipercoagulabilidade;

• Aumento da trombogênese e vasoespasmo;

• Doenças hepáticas como hepatite medicamentosa, insuficiência hepática aguda e carcinoma hepatocelular;

• Transtornos mentais e de comportamento, incluindo depressão e dependência;

• Distúrbios endócrinos como infertilidade, disfunção erétil e diminuição de libido. 

Com informações da Agência Brasil 204r42


COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.