Clínicas particulares começam a receber nova vacina contra dengue 73341z

Expectativa é que público consiga se vacinar a partir do dia 1º de julho p6n54

Por Redação Oeste Mais 6m5y3i

29/06/2023 11h25 - Atualizado em 29/06/2023 11h26 6j6x6a



A nova vacina contra a dengue aprovada em março pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) começa agora a chegar nas clínicas particulares de todo Brasil. Conforme a Associação Brasileira de Clínicas de Vacinas (ABVAC), a expectativa é de que o público consiga se vacinar, no máximo, a partir do dia 1º de julho deste ano. 424u2r

A vacina Qdenga é composta por quatro diferentes sorotipos do vírus causador da doença e tem indicação para pessoas entre 4 e 60 anos. Até o momento, o imunizante não está disponível no SUS.

Essa é a primeira vacina liberada no Brasil para um público mais amplo, já que a Dengvaxia, aprovada anteriormente, só pode ser utilizada por quem já teve dengue. A ABVAC informou que o preço da dose deve variar entre R$ 350 e R$ 500 para o consumidor final, dependendo do estado.

Aplicação e eficácia da Qdenga

A nova vacina está disponível para istração via subcutânea em esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações.

A eficácia contra a dengue para todos os sorotipos combinados em pessoas sem infecção anterior pelo vírus foi de 66,2%. Já para indivíduos que tiveram dengue antes, o índice foi de 76,1%. A vacina também reduziu as hospitalizações em 90%.

Dengue em SC

Dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC)  apontam que do dia 1º de janeiro a 19 de junho, 68,9 mil casos de dengue foram confirmados no estado e outros 49,6 mil estão sob investigação. Nesse mesmo período, 69 pessoas morreram da doença em Santa Catarina e 14 permanecem em apuração pelas secretarias de Saúde dos municípios, para saber se a causa foi ou não a dengue.

Com informações do NSC 586uk


COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.