Escola catarinense cria projeto de incentivo à alimentação saudável para estudantes e familiares 521j9

Objetivo é abordar assuntos como desnutrição e obesidade infantil dentro e fora do ambiente escolar 264g5i

Por Redação Oeste Mais 6m5y3i

18/08/2023 08h28 1z4142



Projeto está sendo desenvolvido em escola de Lages (Foto: Divulgação/EducaSC)

Depois de participar da 5ª jornada de educação alimentar e nutricional do Governo Federal, a Escola de Educação Básica Belisário Ramos, de Lages, na Serra catarinense, criou um projeto próprio para incentivar a alimentação saudável envolvendo toda a comunidade escolar. 2c6v4z

Com o tema “aprendendo sobre alimentação saudável na prática”, os estudantes puderam ter contato e aprender mais sobre os alimentos.

“Focamos em assuntos como desnutrição e obesidade infantil, o que a gente poderia trabalhar em cima disso. A gente percebeu, também, por meio de um questionário, que eles não tinham uma alimentação saudável, consumindo muito doce e comidas processadas, por isso, o projeto veio ajudar nesse sentido também”, destaca Rosmeri Folchini, professora idealizadora do projeto.

Alunos e familiares estão envolvidos na ação (Foto: Divulgação/EducaSC)

A aluna Laura Vieira, de 12 anos, comemora: “minha alimentação está sendo mais saudável pois estou comendo de forma moderada e não excessiva, também estou comendo fruta todos os dias”.

A escola percebeu a necessidade de fomentar a alimentação saudável dos jovens após a pandemia da Covid-19. O projeto foi dividido em quatro etapas, envolvendo o 2º, 5º e 6º ano e vai até outubro. A expectativa é que a instituição receba um selo de alimentação saudável ao final do projeto.

A unidade escolar também possui uma horta há mais de 10 anos, adubada a partir das sobras da merenda escolar.

Entre as atividades propostas, está o desenvolvimento de apostilas, cartazes e questionários para avaliar a alimentação em casa e diversos jogos abordando a temática.

Viviane Oliveira dos Reis, mãe de uma das alunas participantes, enfatiza a importância das ações no dia a dia da família. “Na nossa rotina corrida é difícil manter a alimentação saudável, então trazer esses hábitos para casa foi muito importante. Acabou nos influenciando e influenciando os irmãos mais novos também”, destaca.

“Quando eu estudava nós não tínhamos essas ações e para eles é muito importante, eles vão aprendendo desde pequenos com a escola e com os amigos a alimentação saudável”, destaca Marcos Valério de Oliveira, pai de um dos estudantes.


COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.