Hospital Santa Luzia traz palestra show para fechar campanha do Setembro Amarelo 2d406m

Evento com o palestrante Sandro Libardoni reuniu mais de 130 pessoas em Ponte Serrada 6k2a1d

Por Redação Oeste Mais 6m5y3i

28/09/2023 14h28 - Atualizado em 28/09/2023 14h35 1f475m



Evento voltado à saúde mental foi realizado na tarde desta quarta-feira (Fotos: Divulgação)

Com o intuito de divulgar a campanha Setembro Amarelo – Valorização à Vida, a Associação Hospitalar Santo Expedito trouxe para a rede de atendimento intersetorial uma palestra show, apresentada pelo palestrante Sandro Libardoni, na tarde desta quarta-feira, dia 27, em Ponte Serrada. 6q1t39

A palestra “Poder Mágico das Escolhas” abordou os temas “saúde mental”, “qualidade de vida”, “idade certa para ser feliz”, “o poder do algo a mais”, e “plantar oportunidades”, emocionando as mais de 130 pessoas presentes.

O objetivo foi articular a atuação em rede de integração entre as equipes e acolher o trabalhador de todas as áreas que atuam direto ou indiretamente com saúde mental.

Conforme Laisa Mendes, coordenadora da saúde mental, a importância dessa palestra para as pessoas foi trazer um momento de valorização da vida e valorização de quem cuida da saúde mental.

“O objetivo é envolver a rede intersetorial de atendimento, tanto entidades governamentais quanto não governamentais, para trabalhar em conjunto no cuidado da saúde mental”, comenta. “A associação hospitalar já atende pacientes de saúde mental e percebeu a importância de também cuidar da equipe que está por trás desse atendimento. É uma forma de reconhecer que esses profissionais também são humanos e precisam receber cuidado em sua própria saúde mental”, finaliza.

Palestrante internacional esteve presente no evento (Fotos: Divulgação)

Delcio Castagnaro, diretor técnico do Hospital Santa Luzia, explica que, através do trabalho em rede, se consegue alcançar com mais facilidade os pacientes que necessitam de ajuda. 

“A ideia do evento em si foi trabalhar um pouco a rede de saúde psicossocial aqui do município e da região, então o paciente de saúde mental não frequenta só o hospital, só o posto de saúde. Geralmente é um paciente que usa a rede inteira de assistência. É um paciente que está no hospital, está no posto, está no psicólogo, está no Caps, nos municípios onde existe, está na assistente social, está na educação”, menciona. “Ele [o paciente] acaba utilizando muito da estrutura pública e geralmente os problemas, as causas dos transtornos mentais, eles são multifatoriais, assim. Então, dificilmente uma abordagem só do hospital, ou só do posto de saúde vai funcionar. Geralmente, nós precisamos de uma abordagem assim de muitos serviços, a escola precisa ajudar, até as forças públicas”.

Delcio também menciona que o evento foi voltado para “cuidar de quem cuida”, já que os profissionais acabam se desgastando bastante durante os atendimentos.

“Os profissionais que se envolvem com atendimento à saúde mental, absorvem uma carga emocional muito grande. A gente se conecta com as pessoas e muito fica para a gente também, que está prestando assistência. Então, também foi um momento de cuidar de nós mesmos, de dar um up no ânimo de quem está ali para ajudar os outros”, finaliza.

Sobre o palestrante

Sandro Libardoni é palestrante internacional, especialista em motivação humana, de empresas, analista comportamental, coach e mágico.

Assistido ao vivo por mais de 500 mil pessoas no Brasil e mais de 10 mil no exterior, Libardoni se destaca por apresentar palestras humanizadas que promovem mudanças de comportamento.






COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.