Você é do tipo de pessoa que quando encontra um alimento com uma porção contendo mofo apenas retira a parte evidente e depois ingere o que sobrou? Se sua resposta for sim, confira a seguir os motivos pelos quais você está correndo perigo ao consumir esse produto. 2c2z1s
Posso descartar a parte com mofo e consumir o restante do alimento?
Não. No nosso dia a dia é muito comum encontrarmos alimentos contendo partes mofadas, como pães, bolos, queijos ou frutas. Algumas pessoas, quando se deparam com esse tipo de situação, apenas cortam a parte onde possui o mofo e ingerem o restante do produto. Essa atitude, visivelmente inofensiva, oculta uma série de danos à saúde.
Os mofos, também conhecidos como bolores, são espécies de fungos filamentosos que se desenvolvem em matéria orgânica, seja em alimentos ou não e que possuem a capacidade de decompor a mesma. Podendo ser encontrados em colorações azuladas, avermelhadas, esverdeadas ou esbranquiçadas.
Segundo o biomédico Roberto Martins Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria, em entrevista ao Clic RBS, quando um alimento tem marcas de mofo em uma parte, todo o restante pode estar contaminado por toxinas.
“O fungo não é composto apenas pela parte visível. Quando é possível observá-lo na superfície do alimento, sua colônia já está bem desenvolvida na parte de dentro. É lá que são produzidas as substâncias nocivas, chamadas de micotoxinas, que variam de acordo com a espécie do fungo”, alerta.
A ingestão de alimentos contaminados por esses fungos pode causar vômitos, alergias, diarreia, intoxicação alimentar, dores abdominais e até mesmo o câncer.
Para evitar o crescimento desses fungos os alimentos não podem ficar expostos à umidade, calor e, em alguns casos, escuridão, pois são fatores favoráveis à sua proliferação. Veja dicas para evitar o bolor e o desperdício de alimentos na cozinha:
• Mantenha os pães de forma na geladeira respeitando o prazo de validade;
• Atenção nas condições de temperatura, umidade e no local de armazenamento dos alimentos;
• Alimentos não perecíveis não precisam de refrigeração, mas devem ser guardados em um local limpo e livre de umidade;
• Hortaliças e frutas devem ser mantidas na geladeira;
• Verifique se os sucos industrializados estão com a data de validade em dia e sem amassados na caixa. E não se esqueça de lavar as mãos sempre antes de manusear os alimentos.
ageira de automóvel, jovem de 26 anos morre em acidente no Oeste
Ladrão é preso após “rancho” em estabelecimento comercial em Chapecó
Fim de semana começa instável, mas tempo abre a partir de domingo