Os 13 municípios catarinenses selecionados pelo Ministério da Saúde para receberem as primeiras doses da vacina contra a dengue no estado já iniciaram a aplicação dos imunizantes em crianças de 10 e 11 anos (veja a lista ao final do texto). Neste primeiro momento, devido ao limitado quantitativo de doses enviadas ao estado (29.100), apenas crianças desta faixa etária estão sendo vacinadas. 53715h
No município de ville, a vacinação começou ainda no sábado, dia 24. De acordo com levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), até segunda-feira, dia 26, foram vacinadas 1.222 crianças (612 de 10 anos e 610 de 11 anos), o que corresponde a cerca de 7% do público-alvo total da faixa etária. A meta é vacinar ao menos 90%. Os dados da vacinação no estado serão atualizados todas as segundas-feiras.
A vacina contra a dengue é aplicada em um esquema de duas doses (dose 1 + dose 2) com um intervalo de três meses entre elas. A imunização tem o objetivo de reduzir hospitalizações e óbitos pela doença.
Santa Catarina decretou situação de emergência em razão da infestação do mosquito Aedes aegypti na última quinta-feira, dia 22. O estado tem 27.224 casos prováveis de dengue em mais de 200 municípios. Já foram confirmadas 10 mortes por dengue em 2024 (7 em ville, 1 em Araquari, 1 em Itajaí e 1 em Itapiranga).
“Pedimos que pais e responsáveis com filhos residentes nesses 13 municípios aproveitem a oportunidade e levem as crianças aos postos de saúde para garantir a proteção contra a dengue, doença que tem nos preocupado bastante este ano, devido ao elevado número de casos prováveis registrados no estado”, destaca a gerente de imunização e doenças infecciosas agudas da Dive, Arieli Schiessl Fialho.
+ Municípios de SC recebem mais R$ 5 milhões para combater Aedes aegypti; veja valores por cidade
Para consultar locais e horários de vacinação, pais e responsáveis devem fazer contato com a secretaria de saúde do município onde residem.
Fim de semana começa instável, mas tempo abre a partir de domingo
Oeste fecha primeiro trimestre com menor taxa de desemprego de SC